27 de julho de 2013

Autora Liliane Prata atinge a maturidade em seu novo trabalho


Em Três Viúvas, ela mostra o universo e a perspectiva de três mulheres diante de mudanças inesperadas na vida

Liliane Prata pode ser considerada um curinga da literatura. É autora dos juvenis O novo mundo de Muriel e O Diário de Débora, mas também tem boa produção literária voltada para o público adulto. Prova disso é o seu novo livro: Três Viúvas (Planeta, 144 pp, R$ 29,90). Nele, Liliane alcança a maturidade ao retratar o universo de três mulheres frente ao inesperado.

Cláudia e Ísis perdem seus maridos no mesmo dia. Os dois eram colegas de trabalho e, na saída para uma happy hour, o inevitável acontece. Embora a situação seja igualmente trágica para as  duas, cada uma vive o luto à sua maneira. Cláudia, que perdeu a alegria de viver depois de um episódio que fez desmoronar seus sonhos de juventude, pode surpreender com a sua capacidade de despertar do estado de apatia. Já a intensa Ísis, que durante toda a vida se apaixona e desapaixona por tudo como quem aperta um botão de liga/desliga, parece cada vez mais perdida.

O acaso aproxima as duas viúvas. Juntas, trocam experiências, mostram as diferentes maneiras de lidar com suas decepções e fraquezas e, sobretudo, procuram encontrar um novo sentido na vida.

A história envolve ainda Soraia, mãe de Ísis. Como a filha, ela também ficou viúva precocemente. Com as dificuldades, aprendeu que a vida despedaça sonhos e que viver sozinha não é o fim do mundo. E é com essa desilusão que veio com o amadurecimento precoce que Soraia tentará doutrinar as novas viúvas.

Liliane consegue imprimir em Três viúvas uma linguagem densa e ao mesmo tempo sensível. Constrói de forma muito convincente as suas personagens centrais e dá à trama uma boa dose de melancolia. Um trabalho, sem dúvida, muito diferente dos seus anteriores.

O leitor mais crítico, seguramente, vai perguntar como Liliane pode se aventurar em universos tão diferentes. O novo mundo de Muriel, seu trabalho anterior, fala de fantasias e universos paralelos. Como pode pular da água para o vinho assim? Liliane responde: “Quem comparar um livro esperando que seja parecido com o outro, com certeza vai estranhar muito. Mas para mim, não tem nada de estranho. Gosto de contar histórias de todo tipo e elas nascem de mim mais ou menos da mesma maneira”.

Serviço

Três viúvas
Autor: Liliane Prata 
Editora:  Planeta
Páginas: 144
Preço: R$ 29,90

Um comentário:

Ultima Postagem

FESEC abre inscrições para curso de jurados do Carnaval

Capacitação busca padronizar julgamento dos desfiles em São Paulo No coração da Luz, em São Paulo, um grupo de especialistas do samba se reu...