14 de outubro de 2013

Ecoturismo em Cunha dispõe das mais belas e seguras trilhas e cachoeiras


Trilhas de baixa, média e alta dificuldade são ótimas opções de lazer ao ar livre para todas as idades

A Estância Climática de Cunha, localizada na Serra do Mar, entre Paraty e o Vale do Paraíba, abriga muitas atrações turísticas ao ar livre, a exemplo das diversas trilhas e cachoeiras que cortam a Mata Atlântica. E no Parque Estadual da Serra do Mar não poderia ser diferente: neste refúgio, os visitantes têm a oportunidade de reconectar-se à natureza em meio a montanhas cobertas por florestas e uma paisagem deslumbrante.

Criado em 1977 e com uma área de mais de 300 mil hectares, o Parque Estadual estende-se ao longo da Serra do Mar desde o município de Cunha, na região nordeste de São Paulo, até Pedro de Toledo, a sudeste do estado. Os visitantes podem explorar as belezas do núcleo Cunha por meio de três trilhas, todas bem organizadas, limpas e preservadas – cenários perfeitos para passeios românticos, de aventura ou com a família. A trilha do Rio Paraibuna, de baixa dificuldade, não precisa de guia e possui 1,7 quilômetros de extensão. Permanentemente aberta à visitação, passa por três cachoeiras e poços para banho.

Com 7,7 quilômetros, a trilha do Rio Bonito é a mais desafiadora e possui dificuldade alta. O percurso, quase todo em área de floresta secundária, exige que o passeio seja acompanhado por um guia do próprio parque. Já a das Cachoeiras, também guiada e de dificuldade mediana, é a mais longa, com 14,5 quilômetros – por isso, metade do caminho pode ser percorrido em veículo próprio. Em média, leva-se cerca de 3h30 (ida e volta) para concluir esta trilha.

Os guias fazem plantão no parque aos sábados, domingos e feriados e lideram grupos com saídas às 9h e 11 horas da manhã. Durante a semana é necessário agendar o horário com os funcionários, já que apenas a trilha do Rio Paraibuna permanece aberta. Para marcar, basta entrar em contato com o escritório urbano do Parque, entre segunda e sexta-feira em horário comercial.

Ao percorrer estas trilhas, que prezam pela segurança, os visitantes caminham por importantes áreas remanescentes da Mata Atlântica e contemplam árvores de grande porte como cedro, ipê e peroba maçaranduba. Flores como bromélias e orquídeas e animais como capivaras, saguis, antas e quatis também integram a paisagem.

O Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha está aberto diariamente à visitação pública, entre 8 e 17 horas (inclusive aos sábados, domingos e feriados). Além das trilhas e cachoeiras, o parque oferece outras áreas de lazer e contemplação, centro de visitantes e apresentação audiovisual da Unidade de Conservação.

Cunha está localizada no Alto Vale do Paraíba e fica distante 232 quilômetros de São Paulo. De clima temperado e seco, no inverno as temperaturas podem chegar a valores negativos durante as madrugadas. Estância climática tradicional, Cunha também é uma cidade com ampla infraestrutura turística, com dezenas de pousadas e restaurantes para todos os gostos e bolsos.

Mais informações podem ser obtidas no site www.cunha.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...