5 de novembro de 2013

Livro sobre Amazônia é lançado em São Paulo


“Amazônia – Pioneiros e Utopias” aponta alternativas de desenvolvimento sustentável na região

Análises, fatos e dados históricos, que abrangem desde o ciclo da borracha até os desafios atuais da região amazônica, são os temas da nova obra do filósofo e escritor Alfredo MR Lopes. O consultor do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) e de instituições de fomento que atuam na Amazônia, Lopes lança na próxima sexta-feira, dia 8, em São Paulo, o seu sétimo livro, “Amazônia – Pioneiros e Utopias”.

A divulgação será realizada no seminário “Amazônia: Cenários, Pioneiros e Utopias", na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), que debaterá temas como o futuro da economia regional, suas novas matrizes econômicas e a relação com o estado de São Paulo. Serão expostas as formas de empreender na floresta, suas lições para criar alternativas decentes e inteligentes de prosperidade e interesse nacional.

Editada pelo Instituto Census, a obra de Lopes apresenta lições do ciclo da borracha, ao consolidar o pensamento e as reflexões de diversos autores amazônicos. O livro descreve as utopias dos projetos viáveis para o estado e o horizonte que está presente para inspirar navegadores em busca de novas rotas a caminho de portos longínquos, aparentemente inalcançáveis, explica o filósofo e ensaísta.

As utopias enunciadas constituem um projeto para a região amazônica, que aspira ao respeito às suas especificidades, importância de sua diversidade e grandeza do seu potencial. São utopias fundamentadas em políticas públicas de médio e longo prazos, promovendo educação e o conhecimento para formar e reter os jovens na região. Dessa maneira, será possível assegurar o melhor aproveitamento da economia florestal, tecnologias para viabilizar a segurança alimentar, energética e de saúde, e a reestruturação das cadeias produtivas, com o pleno aproveitamento das bioengenharias e da bioinformática.

Alfredo MR Lopes

Filósofo e ensaísta, o escritor Alfredo MR Lopes é observador ativo da paisagem humana da Amazônia. Autor de diversos livros sobre a região, combate a proposta de manter a floresta em pé à custa do descaso humano e social. Lopes nasceu em Manaus, capital do Amazonas, onde iniciou sua formação escolar com os Salesianos, depois com os Jesuítas, em Pernambuco e, por fim, em São Paulo, formando-se em Filosofia. Com pós-graduação em Psicologia e Administração, lecionou na PUC-SP, UFAM e Universidade Metodista.

Serviço

Evento: Seminário “Amazônia: Cenários, Pioneiros e Utopias" e lançamento do livro “Amazônia – Pioneiros e Utopias”
Data: 08 de novembro, das 11h às 13h30
Local: Sala Ruy Leme - FEA/USP
Endereço: Avenida Professor Gualberto, 908, Butantã, São Paulo – Cidade Universitária

LIVRO

Título: “Amazônia – Pioneiros e Utopias”
Autor: Alfredo MR Lopes
Editora: Instituto Census Editora
Número de páginas: 303
Preço: R$ 50,00
Vendas: Livraria Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Pressão alta tem aumento de incidência entre mais jovens e idosos

Especialista alerta que doença é silenciosa e destaca a importância da medição da pressão regularmente De acordo com dados do Ministério da ...