21 de fevereiro de 2014

Beber água com limão é uma boa forma de se purificar o organismo


Também traz vários benefícios à saúde do ser humano

Tomar em jejum 1 copo de água morna misturada com suco de um limão sem açúcar é uma pratica indicada por muitos nutricionistas o porque essa prática é indicada, seus benefícios e os cuidados a serem observados é o que nos conta a nutricionista funcional e proprietária da H2O nutrição  Helouse Odebrecht nos conta a seguir .

Água morna: estimula o sistema imunológico, ajuda no equilíbrio do PH, na digestão e na perda de peso, agindo como diurético natural suave.

Ela ainda hidrata o sistema linfático, mas para todos esses benefícios, deve ser tomada em jejum.

Limão: tem compostos que estimulam a produção da bile. A substância, produzida no fígado e armazenada na vesícula, é liberada no intestino, isola a gordura e facilita a absorção dos nutrientes. Na casca são encontrados óleos essenciais com monoterpenos que são capazes de descongestionar o fígado. O limão tem um efeito alcalinizante no corpo.

“Algumas pessoas podem achar, que devido o sabor acido do limão, este alimento pode acidificar o organismo, mas não se engane, o limão mal alcança o estômago e já se combina com os minerais alcalinizantes, ajudando a manter o PH do corpo em equilíbrio ”destaca Helouse.

 O limão é uma fruta rica em vitaminas e minerais, dentre eles a tão conhecida a Vitamina C, mas também contem vitaminas do complexo B como tiamina, riboflavina, os carotenoides, e os minerais magnésio, fósforo, silício, selênio, cálcio e potássio, e ainda os limonóides, compostos bioativos que estão associados a prevenção de várias doenças, incluindo o câncer.

Sabendo então das ricas propriedades do limão, fica mais fácil entender o motivo podemos entender o motivo da indicação da fruta espremida com água em jejum:

 Benefícios:

- Os limonóides presente nas frutas cítricas, têm ação direta no fígado e promovem a detoxificação através da eliminação de toxinas e substâncias cancerígenas. Além dessa propriedade esse composto é citado nos estudos como importante para reduzir sintomas de ansiedade, combater a depressão e reduzir gordura no sangue;

- A vitamina C é importante para o sistema imunológico, fazendo sua fortificação, além de participar das vias da lipólise (queima de gordura no sangue);

- Apesar de ser um alimento ácido para o nosso paladar, devido ao ácido cítrico, o limão é um alimento com potencial de alcalinizar o sangue humano. O ácido cítrico se transforma em um sal alcalino, capaz de neutralizar a acidez tanto do estomago quanto do sangue após absorvido. Assim, temos um pH do sangue mais alcalino e saudável, importante para prevenção das doenças cardíacas, fortalecimento da imunidade, proteção contra câncer, redução dos sintomas do estresse e auxílio na eliminação de gordura devido a eliminação de toxinas pelo sangue.   Assim, o  limão, cumpre papel importante na estabilização do pH dos líquidos corporais e no sistema de formação e manutenção óssea, além de prevenir a formação de cálculos renais;

Considerações

A água morna, indicada por muitos, é devido ao potencial do líquido nessa temperatura de auxiliar eliminação de gordura presente na parede do sistema digestivo. Então essa dica é válida para quem tem uma dieta rica em gordura (nada saudável) ou após uma refeição mais gordurosa. O poder adstringente do limão também ajuda nesse momento.

Tomar em jejum é recomendado pois, neste momento estamos com o organismo mais livre e a detoxificação parece ser potencializada e mais eficaz.

O limão também é um excelente digestivo, então acompanhado nas grandes refeições ele também traz todos os benefícios citados, além de auxiliar na produção de saliva e estimular o suco gástrico a fazer uma excelente digestão. Então, acrescentá-lo à salada ou na refeição pode ser uma prática bem interessante. E por mais que existam os mitos de que ele causa gastrite ou azia, por alcalinizar o local, isso não ocorre e em muitos casos pode auxiliar no tratamento de azias causadas por deficiência da produção do ácido do estômago.

Entre outros benefícios, o limão é um excelente hipotensor, auxiliando no tratamento e prevenção da pressão alta e importante também para prática de exercícios físicos por melhorar o pH do sangue e combater os radicais livres produzidos durante o treino, além de estimular a contração muscular por ser fonte de magnésio, potássio e cálcio.

 Existem diversos tipos da fruta e o ideal é aquele da sua região e da época. Podendo ser o limão-tahiti (cruzamento do siciliano com a lima da pérsia), limão galego (pequeno e muito suculento), limão siciliano (origina muitos outros) e limão cravo (que se assemelha a uma tangerina).

Cuidados:  Algumas pessoas são intolerantes ou alérgicas ao limão e vão sentir desconforto gastrointestinais ou problemas na pele como dermatite. Fique atento, se isso ocorrer suspenda o uso.

Receita de água com limão

½ limão espremido

100ml de água fria ou morna

SEM AÇÚCAR OU QUALQUER OUTRO ADOÇANTE

Modo de preparo

Esprema o sumo do limão na água e ingira logo em seguida. Se quiser potencializar a detoxificação faça em jejum e espere de 15 a 30 minutos para comer.

Ingerir de 1 a 2x ao dia.

Turbine sua água com limão

Acrescente junto a água raspas da casca do limão, que concentra uma maior quantidade de limoneno;

Acrescente 1 colher de chá de açafrão para potencializar as propriedades antioxidantes.

No entanto a nutricionista alerta que cada indivíduo possui a sua particularidade, por isso é muito importante a consulta com o profissional da área para orientações de cardápio e alimentos. E lembre-se, nada é um milagre, o conjunto de hábitos saudáveis que se torna o grande sucesso para uma vida saudável e feliz. Use os alimentos em seu benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Organização confirma a nona edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia

Maior encontro gratuito de carros antigos da América Latina estima um público de 500 mil pessoas de todo o Brasil A nona edição do EBAA – En...