Pular para o conteúdo principal

"Espheropeia, Instalação de Gilberto Salvador, será inaugurada no Parque da Juventude


Entrega oficial será no sábado, 29 de março, às 11h

Mais de vinte depois, o solo que abrigou o temido Pavilhão 9, da antiga Penitenciária do Carandiru, em São Paulo, palco de um dos maiores massacres da história prisional brasileira, ganha um marco em homenagem à vida. Espheropeia, uma instalação de Gilberto Salvador feita em fibra de carbono, com 3 m de diâmetro x 5 m de largura x 8 m de comprimento, será inaugurada oficialmente no sábado, 29 de março, às 11h, no Parque da Juventude.

Representação da vida que sempre se renova, Espheropeia tem a forma de um animal  pré-histórico com cinco tentáculos, que vomita 10 toneladas de granito.  "Um ' Animal' devolve à Terra elementos minerais em forma de pedras brutas, o que nos leva  a pensar na movimento de renovação da vida, onde elementos que já foram, voltam a ser", diz o artista.   

A escolha do local se deu em função do seu histórico: um presídio, destruído por conta de um massacre que levou à morte mais de uma centena de detentos após invasão da Polícia no Pavilhão 9. "É nosso compromisso valorizar a vida, independentemente das questões em julgamento. Portanto, esta escolha tem um caráter eminentemente ideológico", afirma Gilberto Salvador.

A obra é fruto de um pensamento que vem se desenvolvendo ao longo de quase cinco décadas da trajetória do artista: "Eu venho refletindo a questão da vida nos últimos 48 anos, através de variados suportes, formas plásticas e linguagens. Penso que é um compromisso ideológico, talvez romântico, de achar que, em algum momento, o artista possa dar alguma contribuição no pensamento da vida e de sua valorização".

Esta é a terceira obra de arte que Gilberto Salvador entrega à população, em área livre, na cidade de São Paulo: a escultura "Voo de Xangô" destaca a paisagem da estação Jardim São Paulo do metrô paulista desde 1999 e "Zíper de Concha" integra os jardins da Pinacoteca Brasileira desde 2012.

Espheropeia tem patrocínio da Companhia Energética de São Paulo (CESP), com apoio do Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado do Meio-Ambiente e Fundação Gilberto Salvador.

Serviço

"Espheropeia" - inauguração oficial

Dia: 29 de março de 2014
Horário: 11 h
Local: Parque da Juventude, sobre o local onde funcionou o antigo Pavilhão 9
Endereço: Avenida Cruzeira do Sul, 2630, Carandiru, SP
Telefone: (11) 2251-2706

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Interior mineiro recebe o passeio off-road Suzuki Day

Cidade de Gonçalves será palco do encontro dos Suzukeiros
A cidade turística de Gonçalves, no sul do estado de Minas Gerais, será o próximo destino do passeio off-road Suzuki Day, que levará os participantes por belas trilhas em meio à Serra da Mantiqueira. O passeio não tem restrição de idade e foi criado para que os participantes possam provar e testar seus Suzuki no fora-de-estrada.

“Gonçalves tem ficado cada vez mais conhecida pelas belas paisagens e ótimos serviços de hospedagem e gastronomia. Além disso, as trilhas são bem bacanas para o off-road”, adianta Fernando Julianelli, diretor de marketing da Suzuki Veículos.

Talentos do "School of Rock" participam da São Paulo Oktoberfest 2019

Clássicos do rock agitam agitam a lineup do evento
A terceira edição da São Paulo Oktoberfest anunciou a School of Rock como parceira do evento. Uma parte da música da festa será levada pela escola. O palco Rock será equipado com instrumentos fornecidos pela rede e o lineup contará com nove bandas formadas por alunos School of Rock de 12 a 17 anos e o repertório, é claro, será composto por clássicos do rock nacional e internacional. 

“Esta parceria compartilha um dos conceitos prioritários da São Paulo Oktoberfest, que é o de valorizar o jovem talento por meio de iniciativas que promovam a participação dos estudantes não só como público visitante ou expectador, mas como como verdadeiros atuantes neste evento de grande visibilidade para todo o Brasil”, afirma embaixador da São Paulo Oktoberfest, Walter Cavalheiro Filho. 

Primeira parte da sétima e última aventura da série Harry Potter ganha novos pôrteres

Um dos filmes mais aguardados do ano, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1, ganha novos pôsteres de divulgação. O clima sombrio da épica batalha final entre as forças do bem e do mal é evidenciado nas duas séries especiais de imagens “caught” e “action”.

As frases “Não confie em ninguém” e “Nenhum lugar é seguro” acompanham Harry, Hermione e Ron nas artes. Na série “action” os heróis aparecem isolados em cada um dos pôsteres, machucados e prontos para a batalha em pontos distintos da cidade. Na arte “caught”, Hermione aparece com Harry na primeira imagem e na outra com Ron e o clima de desconfiança é evidenciado.

Os vilões da saga também aparecem prontos para a batalha nos novos pôsteres. Com varinhas em punho, Voldemort e companhia aparecem em imagens ameaçadoras com a inscrição “A caçada começa”.

A Parte 1, com estreia marcada para 19 de novembro, tem início quando Harry, Ron e Hermione saem em uma perigosa missão para encontrar e destruir o segredo da imortalidade e poder…