11 de abril de 2014

Páscoa de Nova Petrópolis recheada de novidades


Programação inédita e o ‘Maior Coelho da Páscoa’ estão entre as atrações

A “Magia da Páscoa” de Nova Petrópólis integra o calendário oficial de eventos do tradicional pólo turístico da Região das Hortênsias, na serra gaúcha, oferecendo uma programação inédita, variada e, vale lembrar, totalmente gratuita.  De 10 a 20 de abril os visitantes serão literalmente recepcionados em grande estilo. Nova Petrópolis conta com um legítimo “Coelhão da Páscoa” dando as boas-vindas para turistas e a comunidade durante os dez dias de comemorações, muito chocolate e doces. Do alto de seus seis metros e trinta centímetros, o coelho esculpido pelo artista plástico Júlio Freitas está localizado na Praça das Flores e já pode ser considerado o maior coelho da Páscoa do Rio Grande do Sul. Ou será do Brasil?

O nome do coelho, símbolo do evento que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, será escolhido em concurso cultural promovido ao longo da programação. As crianças poderão deixar suas sugestões em local específico na Rua Coberta e também receber uma imagem para colorir. O nome definido será anunciado no encerramento do evento e o autor do nome, além da satisfação de batizar o mascote do próximo ano quando a cidade comemora seus 60 anos, leva para casa um ovo de chocolate de 1Kg. Promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria de Turismo da cidade, a Magia da Páscoa de Nova Petrópolis inicia oficialmente nesta sexta-feira, dia 11 de abril, às 15h, na Rua Coberta. Para o secretário de Turismo, Daniel Camargo, “a programação do evento promete encantar tanto a comunidade quanto os visitantes de Nova Petrópolis, pois se o evento é bom para a comunidade também será bom para o turista que visita a nossa cidade.”

A cidade enfeitou-se para celebrar o evento com uma decoração especial em seus principais pontos turísticos. Simpáticos coelhos e elementos ligados à Páscoa estão espalhados ao longo da Praça das Flores, Rua Coberta e as quatro rótulas da Avenida XV de Novembro e a entrada do Parque Aldeia do Imigrante. A decoração busca incentivar o lado lúdico das crianças, com um imaginário de ovos de chocolate, coelhos e ninhos enfeitados sem esquecer o verdadeiro motivo da efeméride que é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo.

Durante os dez dias de comemorações, a cidade de 19 mil habitantes conta com um leque de atrações especialmente planejadas para o evento, ratificando a orgulho e a beleza da cultura germânica em seus costumes, gastronomia e arquitetura. A comercialização de chocolates, alfajores, biscoitos e demais doces está disponível em seis espaços em meio a apresentações de teatro, caça aos ovos no Parque Aldeia do Imigrante, a colheita de macela, apresentações musicais, recreação infantil e programação religiosa.

Com expectativa de público estimada em 40 mil visitantes, Nova Petrópolis também oferece eventos paralelos como exposições de orquídeas dias 12 e 13 de abril, perfumando e colorindo o ambiente com diversas espécies exuberantes da flor, nacionais e estrangeiras. E na rampa do Ninho das Águias estão programadas provas do Campeonato Gaúcho e Open de Asa Delta e Paraglider, dias 12, 13, 19 e 20 de abril, com pilotos sobrevoando o céu do município com perspectiva de boas condições climáticas e ventos favoráveis.

Cabe ressaltar que a Magia da Páscoa de Nova Petrópolis conta com o patrocínio da Cooperativa Piá e do Sicredi, além do apoio da Florybal, Casa Cooperativa, Banco do Brasil e Rota Romântica.

Confira a programação completa: 

11 de abril
15h Abertura Oficial da Magia da Páscoa- Rua Coberta
É na Solenidade de Abertura da Magia da Páscoa que Vó Guida, uma senhora que adora contar histórias, muito simpática e engraçada, dará início a esse evento mágico e delicioso em Nova Petrópolis.
15h30min Teatro ‘‘O Coelho que não acreditava mais na Páscoa contra o Vilão Raposão’’- Rua Coberta
Uma pequena aventura cheia de suspense e humor acontecerá com o embate do Coelho da Páscoa e seus assistentes tendo que vencer o maldoso Raposão, que apronta todas para atrapalhar o evento. Muitas surpresas, músicas e coreografias irão divertir e encantar os espectadores, adultos e crianças, em mais esta produção da Cia. Teatro Novo.
Direção: Ronald Radde.

12 de abril
8h 16ª Exposição Regional de Orquídeas e 5ª Exposição Estadual de Cattleya Labiata- Centro de Eventos
13h Campeonato Gaúcho de Paraglider- Ninho das Águias
15h Teatro ‘‘O Coelho que não acreditava mais na Páscoa contra o Vilão Raposão’’ - Rua Coberta

13 de abril
8h 16ª Exposição Regional de Orquídeas e 5ª Exposição Estadual de Cattleya Labiata- Centro de Eventos
13h Campeonato Gaúcho de Paraglider- Ninho das Águias
15h Teatro “O Coelho que não acreditava mais na Páscoa contra o Vilão Raposão”- Rua Coberta
16h30min Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis- Rua Coberta

17 de abril
15h Teatro “O Coelho que não acreditava mais na Páscoa contra o Vilão Raposão”- Rua Coberta

18 de abril
5h30min Caminhada da Colheita da Macela- Saída Parque Aldeia do Imigrante
Uma tradição que se repete antes do sol nascer no período de Quaresma. Na madrugada da Sexta-feira Santa, as pessoas saem em busca da Macela, erva que dá origem a um saboroso chá com propriedades medicinais, que se encontra nos campos e à beira das estradas. Acredita-se que o orvalho da manhã do dia da morte de Jesus Cristo abençoa a erva, aumentando seu poder de cura. A saída é do Parque Aldeia do Imigrante onde serão percorridos 7,5 quilômetros.
Inscrições: cristiane@ekonovaadv.com.br
15h Teatro ‘‘O Coelho que não acreditava mais na Páscoa contra o Vilão Raposão’’- Rua Coberta
16h30min Apresentação das Meninas Cantoras de Nova Petrópolis- Rua Coberta

19 de abril
10h Rastro do Coelho- Parque Aldeia do Imigrante
É a tradicional brincadeira tão apreciada pelas crianças, que, após vencidas algumas tarefas, devem achar os ovos de Páscoa escondidos nos “esconderijos” do Parque Aldeia do Imigrante. Podem participar crianças de até 10 anos. A brincadeira será conduzida pelos coelhos da peça teatral. Direção: Karen Radde.
13h Open de Asa Delta
15h Teatro “O Coelho que não acreditava mais na Páscoa contra o Vilão Raposão” - Rua Coberta
20h Espetáculo “Os Saltimbancos”- Rua Coberta
A peça é uma adaptação da obra ‘‘Os Músicos de Brehmem’’ dos Irmãos Grimm, feita por Sergio Bardotti e Luis Enriquez. Com tradução e músicas de Chico Buarque de Hollanda, a peça conta a história de quatro animais que partem numa aventura em busca de seus sonhos. No palco, são utilizadas características domésticas destes quatro bichinhos - o jumento, a galinha, o cachorro e a gata - para traduzir os sentimentos da sociedade. Na aventura dos quatro amigos, cada um tem seu valor e cada um pode agregar força, coragem, lealdade e sentimentos. A atração é gratuita.
Direção: Ronald Radde.

20 de abril

6h Culto Alvorada Pascal com Café- Parque Aldeia do Imigrante
Um momento especial em prol da vida, da esperança e do amor. Culto realizado pela Igreja Evangélica (IECLB) na antiga e aconchegante Igreja do Parque, celebrando a ressurreição de Jesus Cristo na manhã do domingo de Páscoa.
13h Open de Asa Delta- Ninho das Águias
15h Teatro ‘‘O Coelho que não acreditava mais na Páscoa contra o Vilão Raposão”- Rua Coberta
16h Encerramento da Páscoa - Banda Municipal- Rua Coberta

O Coelhinho, depois de trabalhar muito nos dez dias da Magia da Páscoa, voltará para sua toca descansar. Para comemorar o sucesso do evento, ele convidou a Banda Municipal para tocar belas músicas, encerrar esse delicioso evento e preparar a Páscoa do ano que vem.

Mais informações: www.novapetropolis.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Ford oferece espaço, conforto e preço com o Territory Titanium 2024

SUV global chega ao Brasil com versão única e motor turbo a partir de R$ 209.990,00 Texto:  Sérgio Dias Fotos: Sérgio Dias Desde que deixou ...