7 de maio de 2014

Documentário sobre a poetisa Ana Cristina Cesar estreia no SescTV


Bruta Aventura em Versos vai ao ar dia 16 de maio às 23h

Quem foi Ana Cristina Cesar? O documentário Bruta Aventura em Versos, dirigido por Letícia Simões, traça o perfil da poetisa carioca, autora do livro A Teus Pés, cuja obra serve de inspiração para diversos artistas. Pela primeira vez no SESCTV, a atração vai ao ar no dia 16/05, sexta-feira, às 23h.

O documentário revela as faces de Ana Cristina Cesar (1952-1983), poetisa, apaixonada por cartas, que buscava um olhar feminino e criava uma falsa intimidade com os leitores. Heloísa Buarque de Hollanda, crítica e ensaísta, descreve a obra da poetisa. “Era uma coisa meio cifrada, fragmentada. Estranho que não tinha nada que a identificasse como poesia, porque não tinha rima, não tinha ritmo de poesia, era uma anotação. Mas era uma anotação que tinha uma carga poética muito grande. Eu fiquei muito fascinada”, diz.
“Ela era muito discreta na vida pessoal e bastante indiscreta na poesia”, acredita Armando Freitas Filhos, curador da obra da escritora.

Ana começou muito cedo a se interessar pela arte da escrita. Com sete anos publicava poemas no suplemento literário do jornal Tribuna da Imprensa. A poetisa despontou no período da chamada poesia marginal, na década de 1970. Seu trabalho serviu de inspiração para o espetáculo Tudo que eu Nunca Te Disse, da Companhia de Dança Marcia Rubin. E foi tema da peça Um Navio no Espaço ou Ana Cristina Cesar, de direção de Paulo José. Ana descreve sucintamente sua obra como: “Isso aqui não é um livro, isso aqui sou eu”.

Serviço

Especial Curta

Bruta Aventura em Verso
Estreia: 16/05, sexta, às 23h
Reapresentação: 20/05, às 1h30.
Classificação indicativa: 10 anos

Produção: Artezanato Eletrônico Matizar
Direção: Letícia Simões
Duração: 74’

Para sintonizar o SescTV:

Canal 138, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Abarth Fastback e o delicioso ronco esportivo do motor

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o modelo que tem motorização turbo com 185 cavalos de potência Texto: Sérgio Dias Fotos: Sérgio Di...