5 de maio de 2014

Laura Finocchiaro encontra sonoridade nordestina


A precursora da música eletrônica lança no Sesc Pompeia seu mais recente trabalho

Com mais de 30 anos de carreira, Laura Finocchiaro apresenta, em São Paulo, seu sexto CD: “Copy Paste, Música Orgânica”, com a participação especial do maestro Spok, condutor da "Spok Frevo Orquestra". Neste show, Laura é acompanhada pelo mesmo "time" de músicos pernambucanos que gravaram o CD no Recife em abril de 2013, incluindo o diretor musical e arranjador, Renato Bandeira. 

Ao vivo, a sonoridade "orgânica" do CD, é “retemperada” com a presença sonora da guitarra de Laura e a timbragem eletrônica da percussão do músico e Vj convidado, Teo Ponciano, que além de tocar percussão eletrônica, também assina a parte multimídia do show. Utilizando o recurso de Video Mapping, narrativas visuais são projetadas e imagens captadas ao vivo são mixadas em tempo real.  

 “Copy Paste - Música Orgânica” é um projeto sonoro em que a gaúcha Laura Finocchiaro bebe nas raízes da cultura nordestina. Ciranda, embolada, frevo, forró e baião movimentam poesias e melodias que sintetizam, ilustram, ironizam, “copiam e colam” arranjos executados por viola, violão, sanfona, sax, alfaia, pandeiro, zabumba, triângulo e ganzá.

Cantando suas dores e alegrias, Laura enaltece as belezas da natureza e as do povo nordestino, ao mesmo tempo em que faz uma crítica à cultura da “cópia”, da banalização e da massificação da indústria cultural contemporânea.

A música tema do disco é um autêntico “côco” - inspirado na centenária Feira de Caruaru, em Pernambuco. O pandeiro, a viola, o triângulo e a sanfona lembram os sons da feira.  A canção traça um paralelo entre a originalidade (artesãos, feirantes) e o contraste com a cópia generalizada (condição que fica muito clara quando o barro, o artesanato, é substituído por  plásticos). Copy-Paste também menciona artistas originais como Mestre Vitalino, Luis Gonzaga, Virgulino, Dominguinhos, Oscarito e Valentino. Outras canções falam de cirandas, paisagens e desejos de um país melhor.

Sobre o show em São Paulo, Laura comemora. Não é a primeira vez que o líder da Spok frevo orquestra divide o palco com Laura. No ano passado, os dois se apresentaram juntos numa homenagem a Vinícius de Moraes, durante um festival músical do SESC, no Recife. O show também mostra trabalhos de outros compositores brasileiros. “É a primeira vez que me apresento em São Paulo com o time de músicos pernambucanos que captaram o meu desejo de prestar homenagem à diversidade de ritmos e sons da região”, diz a  artista.

Serviço

Laura Finocchiaro
Dia 24/05, 21h30
Sesc Pompeia Choperia (Rua Clélia, 93, Tel.  11 3871-7700)
Ingresso não associados: R$ 16,00 
Classificação 18 anos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...