5 de janeiro de 2015

Caco Ciocler estreia documentário sobre a história de Aracy Guimarães Rosa



O canal Arte 1, do Grupo Bandeirantes, exibe o documentário “Esse Viver Ninguém Me Tira” pela primeira vez na televisão com exclusividade na próxima sexta-feira (6), a partir das 20h30.

O filme que marca a estreia de Caco Ciocler como diretor de um longa-metragem, uma produção da Cine Group reconstrói a trajetória de Aracy Guimarães Rosa, mulher do escritor João Guimarães Rosa, mostrando as ações e a coragem dessa heroína anônima.

O diretor ressalta que não tinha o menor conhecimento sobre a história de Aracy quando foi convidado pela Cine Group para assumir o projeto. “Falaram-me apenas de seus dois pilares de sustentação: foi a segunda mulher de Guimarães Rosa e ajudou a salvar Judeus na Alemanha Nazista”, revela Ciocler. “Durante o processo de busca, esbarramos em questões de direitos autorais porque não podíamos falar da relação dela com Guimarães Rosa. Outro fator preocupante e importantíssimo é que ela não deixou documentos sobre sua atuação como chefe do setor de passaportes do consulado brasileiro em Hamburgo, Alemanha, quando ajudou judeus a emigrarem para o Brasil”, conta o diretor.

A produção foi exibida nos festivais de cinema de Gramado (RS) e do Rio de Janeiro antes de entrar em cartaz em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília no circuito Itaú de cinema em 11 de dezembro. A primeira semana de exibição obteve ótimo retorno junto ao público, desbancando outras produções nacionais. O filme fica em cartaz nos circuito Itaú até o dia 1º de janeiro.

O canal pago Arte 1, do Grupo Bandeirantes, adquiriu os direitos de exibição no Brasil em primeira mão. “Nossa expectativa é promover uma reflexão principalmente sobre os 25 anos da queda do muro de Berlim, na Alemanha. Não podemos tolerar perseguição e preconceito seja onde for. Esse filme mostra uma mulher com coragem de não se render as regras que lhe foram impostas”, diz Mônica Monteiro, CEO da Cine Group.

Confira o trailer abaixo:

SERVIÇO

“Esse Viver Ninguém Me Tira”
Estreia: 6 de janeiro
Canal: Arte 1
Horário: 20h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...