6 de novembro de 2016

Balé da Cidade de São Paulo apresenta versão moderna de O Quebra-Nozes




Público pode conferir o novo espetáculo Quebrakovsky – The Nuts Talent Show, do coreógrafo Alex Soares

Nada de fantasioso e infantil na versão inédita e contemporânea de O Quebra-Nozes do Balé da Cidade de São Paulo que encerra a série de apresentações da companhia, em 2016, no palco do Theatro Municipal. 

O espetáculo Quebrakovsky – The Nuts Talent Show, do brasileiro Alex Soares, estreia em 09 de novembro e a temporada segue até o dia 13, sendo que de quarta a sábado, às 20h, e no domingo, às 17h. A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM), sob a regência do maestro Eduardo Strausser, participa de todas as apresentações. 

A diretora artística da companhia, Iracity Cardoso, explica que a ideia de fazer uma releitura de “O Quebra-nozes” existe desde 2014. “Graças ao Alex, que aderiu à proposta, vamos fazer. É uma coreografia mais inspirada nos pensamentos do compositor e suas angústias. Por isso, a participação ao vivo da OSM neste espetáculo abrilhanta ainda mais essa encenação”, ressalta. 

Junto com O Lago dos Cisnes e A Bela Adormecida, O Quebra-Nozes é um dos três balés mais famosos compostos pelo russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, e estreou em 1892 na Rússia. No século XIX, a composição foi encomendada pelo diretor do Teatro Imperial Russo, Ivan Vsevolozhsky. Já a coreografia ficou a cargo de Marius Petipa. A história é baseada no conto “O Quebra-nozes e o Rei dos Camundongos” do escritor romântico Ernst Theodor Hoffmann. Apesar de ter bastante estima pelos trabalhos do autor, Tchaikovsky não gostou do roteiro da obra feito para o balé. A estreia na época foi um fracasso. 

Para tentar entender os motivos da frustração do público e da crítica com o resultado do trabalho, Soares foi buscar respostas nos diários do Tchaikovsky. “Existem algumas hipóteses, uma delas é a falta de conexão entre o arco dramático do primeiro ato com o segundo. Na segunda parte, por exemplo, tem uma série de danças que acredito que foram colocadas lá apenas para agradar os bailarinos e solistas”. 

Na montagem do Balé da Cidade de São Paulo, essa insatisfação estará presente no próprio boneco “quebra-nozes” que, ao invés de representar o príncipe, aparecerá como o próprio Tchaikovsky. “Enquanto a história se desenrola, de vez em quando, ele vai aparecer e fazer alguns apontamentos ou mostrar um pouco esse descontentamento. O público terá a sensação de que estará assistindo um filme com os comentários do diretor”, explica.

Serviço

Quebrakovsky – The Nuts Talent Show
Balé da Cidade de São Paulo
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo – OSM
Dias 09/11 qua 20h - 10/11 qui 20h - 11/11 sex 20h - 12/11 sáb 20h - 13/11 Dom 17h
Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Bilheteria: 3053-2090
Capacidade: 1.500 lugares
Classificação etária indicativa: livre
Duração: 110 minutos, sendo 20 minutos de intervalo entre o primeiro e o segundo ato.

Um comentário:

Ultima Postagem

Cães precisam regularmente de estímulo mental e de atividades físicas

O tutor deve incentivar seu pet no dia a dia e mantê-lo entretido para promover seu bem-estar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets, e...