21 de maio de 2017

Museu da Imigração realiza em junho a Festa do Imigrante




Evento oferece gastronomia, música, dança e diversas programações 

Realizada pelo Museu da Imigração, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a tradicional Festa do Imigrante chega a sua 22ª edição. O evento homenageia a cultura de mais de 50 nacionalidades, resgatando a herança e a história das comunidades de imigrantes e descendentes que compõem a identidade de São Paulo. 

Este ano, a festa acontece com uma vasta programação de gastronomia, artesanato, dança, música, entre outras atividades para toda a família. Mais de 22 mil pessoas participaram da edição anterior do evento, confirmando sua consolidação no calendário cultural da cidade.

A festa é celebrada no complexo de prédios onde funcionava a antiga Hospedaria dos Imigrantes do Brás e que hoje abriga o Museu da Imigração. Por isso, o evento assume também o importante papel de propagar a memória de mais de 2,5 milhões de migrantes e imigrantes que chegaram a São Paulo desde o final do século 19.

Em três dias de evento, a 22ª Festa do Imigrante contará com a participação de 44 expositores de alimentação, 32 expositores de artesanato e 45 grupos de dança e música. Ao todo, serão mais de 50 nacionalidades representadas em diversos tipos de atrações oferecidas aos visitantes.

Em um único lugar, o público poderá entrar em contato com a cultura de várias partes do mundo, por meio de atividades que envolvem manifestações artísticas variadas. Entre elas, estão os workshops de dança, com iniciação a diferentes ritmos estrangeiros, como polca paraguaia, danças coreanas, russas, gregas etc. As oficinas de artesanato ensinarão os visitantes a fazer origamis, matrioskas em patchwork, Marguciai (pintura em ovos típica da Lituânia), bordado da Madeira entre outros.

Um dos destaques da festa é o projeto “Sabor Paulista”, uma iniciativa da Rede Globo, que valoriza a diversidade gastronômica de São Paulo e oferece oficinas abertas de culinária, ministradas pelas comunidades de imigrantes. Nessa programação, o preparo de diversas receitas típicas será apresentado para o público que poderá participar gratuitamente.

Para o público infantil, a festa terá um cantinho reservado especialmente para recreação com jogos e brincadeiras. As crianças também podem aproveitar o espaço “Faz e Conta”, onde serão oferecidas contações de histórias do mundo, conduzidas pelos grupos “Teatro por um triz”, “Agrupamento teatral” e “Lili Flor & Paulo Pixu”. As apresentações abordam contos da cultura de vários países e irão acontecer nos três dias de eventos, sempre às 12 e às 15h.

Serviço

22ª Festa do Imigrante

Datas: 4, 10 e 11 de junho de 2017

Horário: 10h às 17h (bilheteria)

Local: Rua Visconde de Parnaíba, nº 1316 – Mooca –São Paulo

Ingresso: R$ 10,00 (Meia: R$ 5,00)

Informações: (11) 2692-1866 ou www.museudaimigracao.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

FESEC abre inscrições para curso de jurados do Carnaval

Capacitação busca padronizar julgamento dos desfiles em São Paulo No coração da Luz, em São Paulo, um grupo de especialistas do samba se reu...