Pular para o conteúdo principal

Videoconferências estão se tornando mais rotineiras com a quarentena




Confira algumas dicas para destacar sua participação em reuniões virtuais 

A pandemia do coronavírus transformou o dia a dia das empresas e dos funcionários, fazendo com que o trabalho remoto e as reuniões virtuais se tornem mais comuns. E as táticas de comunicação que funcionam bem entre colegas em uma sala podem não se traduzir perfeitamente na tela do computador. 


“São contextos completamente diferentes e por isso, a postura e a comunicação, para serem efetivas, devem ser adaptadas. É preciso elevar a presença e o ponto de vista em uma reunião virtual, sem prejudicar o todo”, alerta Tathiane Deândhela, especialista em produtividade, marketing, negociação e liderança. 

Para ajudar potencializar a presença virtual em uma reunião, confira oito sugestões: 

1) Olhe para a câmera e não para os outros participantes 

O contato visual direto é uma forma de reforçar seu argumento. Em uma videoconferência, isso significa olhar para a câmera e não para os outros participantes durante a sua fala, porque passa a impressão de que você está olhando para os olhos das pessoas. 

2) Mantenha uma voz forte 

Usar uma voz firme e clara, transmite autoridade, credibilidade e confiança. É um recurso utilizado nas apresentações presenciais que deve ser explorado também nas reuniões virtuais. 

3) Atente-se ao enquadramento da câmera 

O enquadramento diante da câmera é extremamente importante na forma de apresentação em uma reunião virtual. “Quanto mais distante ou mais escuro você parecer, menos atraente será. Em uma videoconferência, sua cabeça e a parte superior dos ombros devem dominar a tela e a iluminação do ambiente deve ser clara”, alerta Deândhela. 

4) O cenário de fundo é muito importante 

Ambientes desorganizados fazem com que os comunicadores pareçam desorganizados também. É muito importante encontrar um espaço em que o plano de fundo seja condizente com a imagem que você quer passar, refletindo seu profissionalismo. Opte por lugares claros e frescos, preferencialmente isolado e mantenha o ambiente sempre organizado e limpo. 

5) Esteja presente, atento e mantenha a formalidade 

Nas reuniões presenciais, todos costumam ter muita atenção ao grupo, principalmente em quem está falando. Nas reuniões virtuais é fácil perder o foco e se distrair com outras coisas perdendo informações importantes. 

6) Não desvie a atenção checando emails e mensagens no celular 

A tentação de checar emails ou mensagens no celular é grande, principalmente quando a reunião se estende e você fica grande parte do tempo sendo um ouvinte. A multitarefa é perigosa porque você pode ser pego despreparado se fizer uma pergunta que já foi respondida ou solicitado a dar a sua opinião sobre o assunto discutido, por exemplo. Portanto, atenção total na reunião e para isso feche outras janelas do computador, vire o telefone de cabeça para baixo e lembre-se de que você está sempre em evidência em frente a câmera. 

7) Distrações espontâneas 

Em uma reunião presencial, não existe a preocupação de interferências de crianças, animais de estimação ou campainha, armadilhas comuns das reuniões virtuais e que podem sabotar rapidamente a sua concentração. “Se crianças ou animais aparecerem repentinamente durante a reunião, tenha a certeza que os colegas vão achar graça. Portanto não se preocupe ou fique constrangido com distrações espontâneas, mas vale lembrar que se for uma reunião importante, organize alguém que os supervisione em outra sala, longe da tentação de sua presença ou, pelo menos, crie uma atividade interessante para eles”, explica Deândhela. 

8) Use a janela de bate-papo como seu aliado nas reuniões 

A janela de bate-papo é uma plataforma de discussão, mas também um recurso excelente para reuniões de apresentação. “A ferramenta é muito útil para compartilhar referências, planilhas, relatórios ou estudos durante a reunião, além de ser uma educada forma de fazer perguntas ou fazer comentários quando outras pessoas estiverem falando, demonstrando que você está totalmente presente”, afirma a especialista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Interior mineiro recebe o passeio off-road Suzuki Day

Cidade de Gonçalves será palco do encontro dos Suzukeiros
A cidade turística de Gonçalves, no sul do estado de Minas Gerais, será o próximo destino do passeio off-road Suzuki Day, que levará os participantes por belas trilhas em meio à Serra da Mantiqueira. O passeio não tem restrição de idade e foi criado para que os participantes possam provar e testar seus Suzuki no fora-de-estrada.

“Gonçalves tem ficado cada vez mais conhecida pelas belas paisagens e ótimos serviços de hospedagem e gastronomia. Além disso, as trilhas são bem bacanas para o off-road”, adianta Fernando Julianelli, diretor de marketing da Suzuki Veículos.

Projeto Motostory exibe acervo que retrata motociclismo brasileiro

Mostra foi idealizado por Carlãozinho Coachman, um apaixonado por motocicletas
O projeto Motostory ganhou sua primeira mostra aberta ao público como parte do Mobile Photo Festival 2019, que oferece a Exposição São Paulo em Movimento. 

"Quem visitar a exposição poderá conferir o contraste de dois mundos: a fotografia moderna do mobile através do olhar clínico destes grandes fotógrafos, e uma pequena mostra do acervo histórico do Motostory, que retrata quase um século do motociclismo brasileiro", diz Carlãozinho Coachman, seu idealizador.

Mitsubishi Outdoor desbrava as montanhas e cachoeiras de Penedo

Rali de aventura e tarefas irá explorar a Mata Atlântica com diversas atividades culturais e de aventura
Um rali que mistura a experiência off-road com atividades culturais e de aventura. Assim é o Mitsubishi Outdoor, que chega a Penedo, charmosa cidade na divisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A região tem um cardápio repleto de aventuras em meio à paisagens incríveis e o melhor: não há limite de idade, a família toda pode participar e curtir um dia agradável repleto de diversão.

“Estaremos numa das regiões mais belas da Serra da Mantiqueira, próximos à divisa dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A categoria Fun terá uma prova mais linear e facilitadores de navegação. E o pessoal que for na Extreme poderá esperar atividades mais longas nos PCs de aventura e muito 4x4”, afirma Fernando Gualberto, diretor de prova.