29 de julho de 2020

Tanabata Matsuri - Festival das Estrelas terá programação online




Os tradicionais tanzakus serão virtuais para receber pedidos de toda parte do país

O Tanabata Matsuri - Festival das Estrelas chega na 42ª edição com uma programação online, com os tradicionais tanzakus para pedidos às estrelas disponibilizados de maneira inusitada: virtual, para receber desejos de toda parte do país. Além disso, em São Paulo haverá drive-thru e pontos de atendimento presenciais no bairro da Liberdade, seguindo todas as medidas protetivas pelo combate à Covid-19.


“Diferentemente das últimas edições, neste ano teremos os bambus decorados em dois endereços: na sede da ACAL, que fica na avenida Liberdade, e no local onde realizaremos a cerimônia e queima dos tanzakus ao final do mês de agosto, na rua Galvão Bueno. Os visitantes poderão fixar seus desejos obedecendo a distância mínima necessária para o distanciamento social, com limite de pessoas simultâneas no mesmo para evitar aglomerações, e acesso permitido somente utilizando máscara. Ou fazer os pedidos pela plataforma digital, de onde serão impressos para o dia da queima”, explica Hirofumi Ikesaki, presidente da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL).

Segundo a lenda japonesa, o Tanabata Matsuri - Festival das Estrelas, celebra a história de amor de Orihime, filha de um poderoso deus do reino celestial, que certo dia, diante de seu tear, viu passar um rapaz conduzindo um boi e por ele se apaixonou. O pai consentiu o casamento dos dois jovens.

Casados e totalmente dominados pela paixão, ambos se descuidaram de seus afazeres normais e o pai, indignado, ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea, mas permitiria que o casal se reencontrasse apenas uma vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês, se cumprissem a ordem do pai: atender aos pedidos vindos da Terra. 

Este fenômeno astronômico deu origem à lenda, acreditando-se também que as demais estrelas e corpos celestes do céu, como cometas e estrelas cadentes, formem nesta época uma ponte na Via Láctea, chamada de Ama-no-Gawa, “Rio Celestial”, possibilitando que os apaixonados possam atravessar a galáxia para se reencontrarem. 

Ao final do Tanabata Matsuri, os desejos em papéis são queimados com o propósito de que os pedidos cheguem aos céus para que as estrelas Altair e Vega, segundo a lenda, possam realizar os pedidos. “Temos muitos exemplos de pessoas que todo ano nos contam que realizaram seus pedidos”, acrescenta Ikesaki. 

Os tanzakus podem ser adquiridos online, através do site tanabatamatsuri.com.br, WhatsApp, redes sociais da ACAL, e também serão disponibilizados nos locais a partir do dia 2 de agosto, podendo ser pendurados nos bambus até a cerimônia xintoísta no final do mês, visando evitar aglomerações no domingo do evento. 

Os tanzakus são pequenos pedaços de papel em cores e simbologias diferentes: verde - Esperança; branco - Paz; vermelho - Gratidão; azul - Proteção e Saúde; rosa – Amor, e amarelo - Dinheiro e Prosperidade. Neles, as pessoas escrevem seus desejos para serem enviados às estrelas Vega e Altair, que, segundo a lenda japonesa, ficam em lados opostos na galáxia e se encontram somente nesta época do ano. 

Serviço

Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas 
Dia 2 de agosto de 2020 
Tanzakus 
Pedidos digitais: https://www.tanabatamatsuri.com.br/
Endereços para compra e entrega pessoalmente: 
Drive-thru – entrada pela rua Fagundes, 153 e saída pela Rua Galvão Bueno, 425 
Presencial - sede da ACAL na avenida Liberdade, 365 
Horário: das 10h às 17h 
WhatsApp: 11 99025-2113 
Programação cultural online das 14h às 18h 
Facebook: @acalliberdadeoficial 
Instagram: @acalliberdade 
YouTube: Acal Liberdade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...