8 de agosto de 2020

Martín Vaca e sua equipe retornam ao Discovery Turbo




De carros clássicos a aeronaves, oficina não vê limites para ousadia de suas propostas 

O Discovery Turbo volta com Mexicânicos e uma leva de projetos de customização de veículos. Com uma hora de duração, os novos episódios continuam a documentar os trabalhos da equipe do início ao fim: desde a chegada dos pedidos dos clientes, os esboços exclusivos, até a correria para a viabilização das ideias. 

Localizada em Guadalajara, a oficina liderada por Martín Vaca ficou conhecida por propostas insólitas de veículos de todos os tipos: dos galpões saem exemplares únicos e representantes genuínos do estilo latino de customização, como a limusine feita a partir da lataria de um Boeing 727 e um ônibus em forma de “barco”.

Foi assim, na combinação de excentricidade e rigor técnico, que a equipe de Martín ganhou fama internacional, dominando os extremos do mercado de customização automotiva: das restaurações certificadas de modelos clássicos, feitas a partir de peças originais e fidelidade às características de fábrica, a construções completas, com carrocerias de design exclusivo e invenções malucas que dão origem a alegorias sobre rodas. 

Martín começou a trabalhar na oficina aos 16 anos, ajudando o pai, de quem herdou o negócio e o estilo de administração: rigor e disciplina são as linhas mestras. Desde 1980 no comando, construiu a reputação de não recusar trabalho, por mais absurda que soe a proposta. Entre projetos simples, que tomam uma semana, a veículos especiais, que levam meses, aparecem as transformações de urgência, que fazem a equipe virar noites em claro para a entrega a tempo.

No primeiro dos episódios inéditos, os clientes e irmãos Dixie e Marcelino querem fazer uma surpresa ao pai de ambos, um fã incondicional do Ford Bronco 1979 que coleciona nada menos que 15 exemplares do modelo antológico, todos eles produzidos no mesmo ano. Agora, os filhos querem presenteá-lo com o Bronco 79 de número 16 e confiam em Martín para criar uma versão que consiga respeitar o clássico e, ao mesmo tempo, ser completamente personalizada, como atributos pensados especialmente para o futuro dono. 

Os jovens querem que Martín adapte a carroceria de um Bronco de 1979 e adicione tecnologia, conforto e dispositivos de seguranças que representem o que há de mais atual. Dixie e Marcelino contam que outras oficinas recusaram o projeto diante da sua complexidade. Mas a equipe Vaca não refuga; ela encara o desafio e começa com a desmontagem do Bronco que receberá o chassi novo de um Ford F250 – o que, por sua vez, demanda readequação milimétrica de toda a carroceria – e terá o interior completamente refeito. Ainda neste episódio, Martín é chamado a um clube de aviação e recebe a encomenda de personalizar a pintura de um Cessna 172.

Serviço

Mexicânicos
Estreia: quarta-feira, 12 de agosto, às 20h30
Classificação indicativa: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Organização confirma a nona edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia

Maior encontro gratuito de carros antigos da América Latina estima um público de 500 mil pessoas de todo o Brasil A nona edição do EBAA – En...