19 de novembro de 2020

Cia Candongas exibe no YouTube a peça "Mitos - O Folclore do Mestre André"

 


Espetáculo infantil terá quatro sessões e é uma adaptação da obra de Marcelo Xavier
 

Boitatá, Saci Pererê, Lobisomem, Curipira, Boto e Mula-sem-cabeça. Com certeza você já ouviu falar deles. E neste final de semana, a Cia Candongas vai desbravar o universo folclórico em um espetáculo dedicado às crianças que reúne todos esses personagens. 

Trata-se da peça "Mitos - O Folclore do Mestre André, uma adaptação dos livros "Mitos" e "Crendices", ambos da coleção "O Folclore Mestre André" de autoria do escritor e multiartista Marcelo Xavier. A exibição será em quatro sessões e será transmitida no canal do YouTube da Cia Candongas. No sábado e no domingo, serão duas exibições por dia, às 11h e às 16h.

Montado em 1999, o espetáculo é apresentado por um personagem folclórico, pertencente a uma canção popular, chamado Mestre André. Na construção do personagem, Marcelo Xavier uso toda a sua experiência com o público infantil para criar o visual curioso de um contador de histórias que parece saber um pouco de tudo. 

A partir dos casos desse contador inquieto, surgem diversas cenas que reúnem as narrativas tradicionais dos mitos. Nelas, seres humanos comuns (de carne e osso) têm a sua rotina de vida alterada quando encontram estes personagens. O público de diferentes gerações revive os casos que já ouviu da boca dos parentes mais velhos. É possível saber como encontrar o Saci ou porque o Boitatá aparece. 

Além dos dois, o espetáculo fala sobre mais quatro mitos: o Lobisomem, o Curupira, o Boto e a Mula-sem-cabeça. Para chegar a esse resultado, Marcelo Xavier mergulhou em uma intensa pesquisa sobre os mitos e as crendices populares, o que traz para o texto um caráter didático e um grande potencial dramático, fato que motivou o artista a realizar a adaptação para a cena. 

"Mitos - O Folclore do Mestre André" lembra a todos que o povo brasileiro tem uma cultura rica e fascinante. Ao assistir ao espetáculo, as crianças poderão assimilar com prazer toda esta riqueza, criando laços mais fortes com as próprias raízes. O espetáculo recebeu da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil a qualificação de "Altamente recomendável" e já assistido por mais de 250 mil espectadores. 

A direção é de Marcelo Xavier e Cia Candongas. Xavier é responsável também pelos adereços e cenário. O elenco é formado pelos atores Antônio Rodrigues, Cláudia Henrique, Guilherme Théo, Gustavo Bartolozzi e Miguel Safe. A trilha sonora é de Ladston Nascimento, Cláudio Dias e Juliana Serra do Estúdio Áudio-Arte. Cleverson Eduardo é o técnico de luz e som. E produção é de Juliana Ribas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Chevrolet Montana 2026 consolida presença no segmento de picapes no Brasil

Linha conta com cinco versões, todas equipadas com motor turbo com 141 cavalos de potência Texto: Sérgio Dias Fotos: Sérgio Dias A linha  Ch...