11 de dezembro de 2021

Os desafios e oportunidades do Catálogo de Produtos DUIMP




Os sistemas e processos atuais de importação estão defasados e precisam de melhoria

Ângelo Paiva*

Ter a chance de tirar dúvidas e trocar experiências com especialistas em um assunto que temos muito interesse pessoal e profissional é sempre muito bem-vindo. Este foi um dos objetivos da live especial “Consulta Pública do Catálogo de Produtos – Desafios, Oportunidades e Próximos Passos”, que organizamos no último dia 4 de novembro para avaliar possibilidades e oportunidades sobre a abertura da Consulta Pública para que importadores analisem e façam sugestões aos atributos da DUIMP.

Além da minha participação, a live “Consulta Pública do Catálogo de Produtos – Desafios, Oportunidades e Próximos Passos” contou com a importante participação dos palestrantes Karina Dalmás, Gerente de Comércio Exterior da Dana e Alexandre Machado, Gerente de Comércio Exterior da General Motors.

Um fato curioso mostra como são necessários e importantes encontros como este organizado pela Becomex. A Consulta Pública estava com a data de encerramento marcada para o dia 15 de novembro. Durante a live, com a participação do público que a acompanhava, informamos que o Siscomex – Sistemas de Comércio Exterior tinha acabado de divulgar uma notícia sobre a sua prorrogação para o dia 15 de dezembro de 2021 – a notícia esta neste link http://siscomex.gov.br/importacao/importacao-n-053-2021/.

O fato de ter sido prorrogado não tira a necessidade e a precisão da Consulta Pública ser a mais assertiva possível, com o claro objetivo de para agregar oportunidades para as empresas nesta análise.

O Catálogo de Produtos tem como objetivo principal auxiliar o preenchimento da DUIMP – Declaração Única de Importação, utilizando um banco de dados dos produtos e dos operadores estrangeiros presentes nas operações do importador.

Os sistemas e processos atuais de importação estão defasados e precisam de melhoria: com a existência de múltiplos sistemas individuais, estrutura complexa e burocrática, além de excesso de participantes e gestão de riscos manual, acaba levando ao aumento dos custos e do tempo de importação.

Visando melhorar o processo de importação, foi vislumbrado o Novo Processo de Importação. Essa plataforma, já existente e criada pela Receita Federal, busca facilitar a gestão do risco e simplificar o processo burocrático que envolve as importações. A principal novidade trazida por este novo recurso digital de importação é o Catálogo de Produtos DUIMP.

O Catálogo de Produtos tem a finalidade de aumentar a qualidade da descrição dos produtos com informações organizadas que auxiliem o tratamento administrativo, a fiscalização e a análise de riscos, além da utilização de benefícios fiscais.

Nós, da Becomex, contamos com especialistas que podem prestar todo suporte a nossos clientes para que seja possível ser mais assertivo possível nessas indicações à consultoria pública da DUIMP. Ao longo de 14 anos de atividade, a Becomex já conseguiu, efetivamente, agregar ao caixa de seus clientes mais de R$9 bilhões de impostos que seriam recolhidos indevidamente e contribui para o aumento da competitividade das empresas, possibilitando a redução dos custos tributários, mantendo o compliance.

*Ângelo Paiva é gerente de Trade Compliance da Becomex. É formado em Engenharia Elétrica e pós-graduado em Gestão Tributária e Gestão de Negócios, com especialização em Comércio Exterior. Desenvolve projetos de alto valor agregado com foco em resultados financeiros e compliance aduaneiro. Com mais de dez anos de experiência, atua diretamente em projetos de desenvolvimento, gestão e consultoria nas áreas de benefícios fiscais aduaneiros, exceções tarifárias e classificação fiscal de mercadorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Chevrolet Montana 2026 consolida presença no segmento de picapes no Brasil

Linha conta com cinco versões, todas equipadas com motor turbo com 141 cavalos de potência Texto: Sérgio Dias Fotos: Sérgio Dias A linha  Ch...