6 de setembro de 2023

Destino turístico de Alagoas conta com atrativos naturais, ecológicos, históricos e sociais




Rota Ecológica dos Milagres, entre as fozes dos rios Manguaba e Camaragibe, vem atraindo cada vez mais visitantes de dentro e de fora do Brasil

O litoral norte de Alagoas conta com algumas das praias mais bonitas do Brasil. Para além das velhas conhecidas Maragogi e Japaratinga, a Rota Ecológica dos Milagres, entre as fozes dos rios Manguaba e Camaragibe, vem atraindo cada vez mais visitantes de dentro e de fora do Brasil.

O destino inclui os municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe, englobando dez praias, para todos os perfis de turistas.

A rota faz parte da Costa dos Corais, a segunda maior barreira de corais do mundo, atrás apenas da Grande Barreira de Corais da Austrália. E é justamente o mergulho nas piscinas naturais incrustadas nos arrecifes alagoanos um dos principais atrativos da Rota Ecológica dos Milagres.

Há piscinas naturais nas praias do Patacho, São Miguel dos Milagres, do Toque e Porto da Rua, que têm como vantagem, além da beleza e das opções de mergulho, a proximidade da praia, o que amplia a estadia na região dos corais por um período de até três horas.

Além das piscinas naturais, o roteiro socioambiental inclui ainda caminhadas pelos ecossistemas locais, inclusive nos manguezais, na área de cultivo de ostras e passeios de jangada ao Santuário do Peixe-Boi, localizado no Rio Tatuamunha, além de visita à Associação Peixe-Boi, composta por ribeirinhos, pescadores, estudantes e moradores dos municípios de Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres; todos empenhados na preservação da espécie e do meio ambiente. Muito mais que uma simples visita, é possível ampliar a experiência conhecendo um pouco mais sobre a história do animal e do local em que ele habita.

Os atrativos históricos são um capítulo à parte no roteiro. Vale a pena conferir a Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo. Construída entre os séculos XVII e XVIII, a edificação serviu de refúgio para portugueses, índios e escravos durante as batalhas contra os holandeses.

Próximo a histórica edificação, há ainda a Igreja de Santo Antônio e a Capela dos Milagres. Feita de taipa e pintada de cal, a capela é muito procurada para casamentos de famosos e anônimos. Além dos templos, a programação deve incluir também uma visita ao Farol de Porto de Pedras, construído em 1933 e ainda em operação. O equipamento está localizado numa espécie de mirante, a 90 metros do nível do mar, proporcionando um belíssimo cenário para fotos.

Não faltam também opções para souvenirs e lembranças da viagem. Uma dica é conhecer o atelier Artesana, em Passo de Camaragibe, com artesanatos produzidos exclusivamente por mulheres; ou a Rua do Artesanato, no povoado de Tatuamunha, em Porto de Pedras. Em ambos os locais são oferecidas uma infinidade de peças feitas de palha, madeira, fibra de coqueiro, bananeira e ouricuri, além de bordados richelieu e filé.

Há ainda a possibilidade de realizar uma verdadeira imersão sociocultural com o grupo Catolé. Entre as opções oferecidas estão a confecção e pintura de máscaras de Bobos, tradição folclórica e carnavalesca da região; passeio pelos manguezais, com demonstração da captura manual de caranguejos; visita a uma autêntica casa de farinha, construção bioecológica em taipa, entre outras vivências.

Os três municípios do roteiro oferecem uma série de opções de hospedagem e alimentação. De casas e chalés em condomínios fechados a pousadas boutique e hotéis de luxo, todos oferecem experiências únicas de hospedagem de acordo com a proposta de cada estabelecimento. Seja qual for o estilo do cliente, Milagres sempre terá uma opção que vai se encaixar no perfil do turista.


• Pousada Zai Patacho - A Pousada Zai Patacho fica localizada na Praia do Patacho, no município de Porto de Pedras, o estabelecimento conta, com 15 suítes divididas em três categorias, todas com piscina privativa no jardim privativo ou rooftop individual. Por ser uma pousada “pé na areia”, a Zai Patacho oferece serviço de bar de praia, que atende tanto a piscina na área comum como a praia em frente à pousada. O cardápio do restaurante é assinado pelo chef Wanderson Medeiros, com pratos que trazem os sabores regionais de forma única e sofisticada. Os hóspedes têm ainda diversas experiências à disposição, desde os passeios às piscinas naturais quanto, internamente, massagens, jantares românticos exclusivos, bem como a disponibilização sem custo de bikes para passeios na região.

Serviço

Pousada Zai Patacho
Endereço: Sítio Laurinho, Zona Urbana, Porto de Pedras-AL
Site: www.zaipatacho.com.br
Instagram: @zaipatacho
Fones: (82) 99159-0501 e (82) 99159-0212

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Nísia Floresta contará com Circuito Gastronômico

Ação conjunta dos empresários busca fortalecer o turismo local Nísia Floresta conta com uma forte gastronomia e abriga os principais restaur...