6 de setembro de 2023

Destino turístico de Alagoas conta com atrativos naturais, ecológicos, históricos e sociais




Rota Ecológica dos Milagres, entre as fozes dos rios Manguaba e Camaragibe, vem atraindo cada vez mais visitantes de dentro e de fora do Brasil

O litoral norte de Alagoas conta com algumas das praias mais bonitas do Brasil. Para além das velhas conhecidas Maragogi e Japaratinga, a Rota Ecológica dos Milagres, entre as fozes dos rios Manguaba e Camaragibe, vem atraindo cada vez mais visitantes de dentro e de fora do Brasil.

O destino inclui os municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe, englobando dez praias, para todos os perfis de turistas.

A rota faz parte da Costa dos Corais, a segunda maior barreira de corais do mundo, atrás apenas da Grande Barreira de Corais da Austrália. E é justamente o mergulho nas piscinas naturais incrustadas nos arrecifes alagoanos um dos principais atrativos da Rota Ecológica dos Milagres.

Há piscinas naturais nas praias do Patacho, São Miguel dos Milagres, do Toque e Porto da Rua, que têm como vantagem, além da beleza e das opções de mergulho, a proximidade da praia, o que amplia a estadia na região dos corais por um período de até três horas.

Além das piscinas naturais, o roteiro socioambiental inclui ainda caminhadas pelos ecossistemas locais, inclusive nos manguezais, na área de cultivo de ostras e passeios de jangada ao Santuário do Peixe-Boi, localizado no Rio Tatuamunha, além de visita à Associação Peixe-Boi, composta por ribeirinhos, pescadores, estudantes e moradores dos municípios de Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres; todos empenhados na preservação da espécie e do meio ambiente. Muito mais que uma simples visita, é possível ampliar a experiência conhecendo um pouco mais sobre a história do animal e do local em que ele habita.

Os atrativos históricos são um capítulo à parte no roteiro. Vale a pena conferir a Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo. Construída entre os séculos XVII e XVIII, a edificação serviu de refúgio para portugueses, índios e escravos durante as batalhas contra os holandeses.

Próximo a histórica edificação, há ainda a Igreja de Santo Antônio e a Capela dos Milagres. Feita de taipa e pintada de cal, a capela é muito procurada para casamentos de famosos e anônimos. Além dos templos, a programação deve incluir também uma visita ao Farol de Porto de Pedras, construído em 1933 e ainda em operação. O equipamento está localizado numa espécie de mirante, a 90 metros do nível do mar, proporcionando um belíssimo cenário para fotos.

Não faltam também opções para souvenirs e lembranças da viagem. Uma dica é conhecer o atelier Artesana, em Passo de Camaragibe, com artesanatos produzidos exclusivamente por mulheres; ou a Rua do Artesanato, no povoado de Tatuamunha, em Porto de Pedras. Em ambos os locais são oferecidas uma infinidade de peças feitas de palha, madeira, fibra de coqueiro, bananeira e ouricuri, além de bordados richelieu e filé.

Há ainda a possibilidade de realizar uma verdadeira imersão sociocultural com o grupo Catolé. Entre as opções oferecidas estão a confecção e pintura de máscaras de Bobos, tradição folclórica e carnavalesca da região; passeio pelos manguezais, com demonstração da captura manual de caranguejos; visita a uma autêntica casa de farinha, construção bioecológica em taipa, entre outras vivências.

Os três municípios do roteiro oferecem uma série de opções de hospedagem e alimentação. De casas e chalés em condomínios fechados a pousadas boutique e hotéis de luxo, todos oferecem experiências únicas de hospedagem de acordo com a proposta de cada estabelecimento. Seja qual for o estilo do cliente, Milagres sempre terá uma opção que vai se encaixar no perfil do turista.


• Pousada Zai Patacho - A Pousada Zai Patacho fica localizada na Praia do Patacho, no município de Porto de Pedras, o estabelecimento conta, com 15 suítes divididas em três categorias, todas com piscina privativa no jardim privativo ou rooftop individual. Por ser uma pousada “pé na areia”, a Zai Patacho oferece serviço de bar de praia, que atende tanto a piscina na área comum como a praia em frente à pousada. O cardápio do restaurante é assinado pelo chef Wanderson Medeiros, com pratos que trazem os sabores regionais de forma única e sofisticada. Os hóspedes têm ainda diversas experiências à disposição, desde os passeios às piscinas naturais quanto, internamente, massagens, jantares românticos exclusivos, bem como a disponibilização sem custo de bikes para passeios na região.

Serviço

Pousada Zai Patacho
Endereço: Sítio Laurinho, Zona Urbana, Porto de Pedras-AL
Site: www.zaipatacho.com.br
Instagram: @zaipatacho
Fones: (82) 99159-0501 e (82) 99159-0212

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

FESEC abre inscrições para curso de jurados do Carnaval

Capacitação busca padronizar julgamento dos desfiles em São Paulo No coração da Luz, em São Paulo, um grupo de especialistas do samba se reu...