26 de junho de 2024

Aproveite o conforto do lar e o carinho da família durante o inverno




Confira como criar ambientes mais aconchegantes para os dias mais frios


O inverno proporciona o cenário ideal para aproveitar o conforto do lar e o carinho da família. Seja para ver um filme, ler um livro, tomar um bom vinho ou apenas relaxar, o importante é viver o melhor dessa estação. 

Tais momentos podem ficar ainda melhores se a casa tiver uma decoração que proporcione o bem-estar e o acolhimento. Por isso, preparamos com a Yamamura, especialista em iluminação, algumas dicas que combinam bastante com esse clima tão gostoso. 

Confira:

Criar um mix de elementos naturais como madeira, couro, fibras, palhinhas e plantas diversas pode gerar uma atmosfera agradável nos ambientes. Para aqueles que preferem pontos de cor, também é possível incluir tons vibrantes para dar alegria (principalmente em peças decorativas ou em um cantinho especial).


Sempre busque elementos que tragam a sensação de calor, como almofadas, tapetes, mantinhas, sofás, poltronas e acessórios com tecidos mais felpudos e quentes. Também abuse dos tons terrosos, amadeirados, ou mais escuros, que além de elegantes, também combinam com a estação.


Falando de Inverno, a temperatura de cor branco quente (2700K a 3000K) é essencial para garantir a sensação de conforto, principalmente em quartos, salas e demais áreas de convivência. Outra dica é utilizar a iluminação indireta (mais suave), a partir de plafons ou sancas de gesso iluminadas. 

Também é possível criar o efeito “meia luz”, com peças como arandelas, abajures e spots em pontos estratégicos. Aliás, luminárias dimerizáveis (aquelas que controlam a intensidade da luz) são muito bem-vindas!


Sala de Estar – Muito versátil, a sala permite a realização de várias atividades em família, assim como a escolha entre diversos artigos. Lustres, pendentes ou plafons com luzes indiretas ou difusas são ótimas para aumentar a sensação aconchego. Luminárias de piso, mesa ou arandelas com efeitos de luz similares também são opções para uma iluminação mais intimista nos cantinhos de leitura ou descanso.

Sala de Jantar: Lustres e pendentes são sempre muito elegantes no espaço. Invista em peças com acabamentos em madeira ou cobre para tornar o ambiente ainda melhor.


Quarto: Abajures, pequenos pendentes, luminárias de piso ou arandelas em madeira, metal ou tecido trazem muito romantismo ao décor do quarto. Uma luz gostosa, de preferência com uma peça dimerizável, colabora para o momento que antecede ao sono.


Cozinha e Áreas Gourmets: Utilize plafons para a iluminação geral, além de pendentes nas bancadas americanas. Peças na cor terracota ou em madeira tem tudo a ver com o clima da estação. Fitas de led instaladas junto à marcenaria também tornam o ambiente mais bonito e funcional. 

Nessas áreas, em especial, dê preferência à luz de temperatura branco neutro (4000K), que é um meio termo entre o branco frio (5000K a 6500K - geralmente usado nessas áreas de atividades culinárias) e o branco quente (2700K a 3000K - que promove a sensação de relaxamento), mas não é tão indicada para espaços de trabalho, que necessitam de maior foco e atenção.


Home Office: Aposte em luminárias de mesa que proporcionam conforto visual. Conte também com outras peças como as luminárias centrais – que realizam a iluminação principal do ambiente (caso de plafons, trilhos com spots, lustres e pendentes). Assim como no tópico anterior, a recomendação é por uma luz de temperatura neutra (4000K), que contribui com a concentração, mas mantém o bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

FESEC abre inscrições para curso de jurados do Carnaval

Capacitação busca padronizar julgamento dos desfiles em São Paulo No coração da Luz, em São Paulo, um grupo de especialistas do samba se reu...