segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Filme sobre projeto com jovens será lançado na Mostra Cine Brasil Cidadania


Diretores participam de bate-papo com o público após a sessão

Com o objetivo de discutir o cinema nacional contemporâneo, a Mostra Cine Brasil Cidadania segue às quintas, sempre 19h30, na sala 1 do Sesc Santos, até dia 23 de janeiro. Na quinta-feira, dia 16, haverá o lançamento do filme “Encontros, Sonhos e Realizações”, de Eliza Capai e Patrick Vanier, que baterão um papo com o público logo após a sessão. A mediação será do cinéfilo e artista plástico Waldemar Lopes. A entrada é franca. O projeto é realizado pelo CineZen em parceria com o Sesc.

"Encontro, Sonhos e Realizações" é um filme da brasileira Eliza Capai e do francês Patrick Vanier que conta a jornada dos participantes do projeto Guerreiros Sem Armas junto a comunidades da Baixada Santista. Neste programa de formação vivencial doInstituto Elos, os jovens são convidados a exercitar a melhor versão de si mesmos e utilizar a Filosofia Elos para mobilizar pessoas a realizarem juntas um sonho comum. No Guerreiros Sem Armas, há um caminho a ser trilhado, mas ninguém conhece o destino final. O documentário é surpreendente e recheado de emoções e tem imagens da edição 2012, que reuniu 59 jovens de 19 países e contou com a parceria do Morro Santa Maria e Vila São Bento, em Santos, e Aldeia, no Guarujá.

Eliza Capai é jornalista formada pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Desde 2001 atua como videomaker, repórter, câmera e editora - em reportagens e documentários relacionados a cultura, natureza e sociedade. Em 2010 viajou por sete meses pela África realizando um quadro para o programa Saia Justa do GNT a partir de Marrocos, Cabo Verde, Mali, Etiópia e África do Sul. Em 2008, viajou do Panamá aos Estados Unidos produzindo uma série de reportagens sobre migração de mulheres para a Revista Fórum. Em paralelo realizou o quadro Central das Artes (sobre cultura centro americana) para a Televisão América Latina, TAL e o quadro Saia por Aí para o programa Saia Justa/GNT. Foi correspondente internacional de vários veículos de imprensa. Já dirigiu e editou diversos documentários independentes, tendo complementado sua formação neste campo na Escuela de Documentalistas e no Centro Cultural Rojas, em Buenos Aires, no ano de 2006.

Patrick Vanier (40 anos). Videojornalista e documentarista francês, Patrick mora na América Latina há 11 anos (Guatemala, Bolívia e agora Brasil). Seu trabalho se dedica muito à questão indígena e à cultura dos povos ameaçados.

A mediação será do cinéfilo, artista plástico, crítico de cinema Waldemar Lopes, que anualmente faz a tradicional Palestra do Oscar, em Santos.

Serviço

Mostra Cine Brasil Cidadania
Lançamento do filme Encontros, Sonhos e Realizações + bate-papo com os diretores Eliza Capai (Brasil) e Patrick Vanier (França)
Mediação: Waldemar Lopes
Quinta, 16 de janeiro de 2014, 19h30
Sala 1 do Sesc Santos – Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida (primeiro andar, subindo as escadas ou o elevador)
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário