18 de novembro de 2009

Escritor alemão Ingo Schulze vem ao Brasil para encontro e lançamento do livro Vidas novas








Jornalista e escritor, Ingo Schulze é o principal representante da geração da nova literatura alemã. Um dos seis melhores autores jovens da Europa segundo a revista New Yorker, Schulze se dedica ao flagrante do cotidiano em temas que não se separam de seu tempo e ao registro de sua história pessoal das rápidas transformações da vida moderna. Possuidor de um estilo irônico, que foge do formato convencional, faz com que o leitor participe ativamente de suas narrativas.

Em Vidas novas (Neue Leben, 2005), considerado “o melhor romance sobre a reunificação alemã” nas palavras do jornal Die Zeit, Schulze faz um jogo literário muito bem articulado entre ficção e realidade para traçar um extraordinário painel da Alemanha na época da queda do Muro de Berlim. O autor reflete a respeito da reunificação através do protagonista Enrico Türner – redator de jornal em princípio de carreira – que descreve sua vida na RDA no período da mudança através de suas cartas a um amigo de juventude, a sua irmã e a um amor impossível. Escritas em 1990, elas documentam tanto a mudança de vida pessoal de Türmer quanto os momentos de profunda transformação do país.

O livro será lançado pela Cosac Naify no dia 2 de dezembro, às 19h, no Goethe-Institut São Paulo, quando o autor conversa com o tradutor Marcelo Backes e o jornalista Hélio Gurovitz. Na tradução especial para a edição brasileira, Backes, de maneira cuidadosa e inusitada, participa do diálogo que Schulze estabelece com o protagonista, revelando os bastidores do romance e preenchendo a obra com notas de rodapé informativas e interpretativas de extrema utilidade.

No Brasil, Ingo Schulze publicou Histórias simples da Alemanha Oriental (Lacerda, 2002), a coletânea Contando histórias (Companhia das Letras, 2007), organizada por Nadine Gordimer, e o livro de contos Celular – 13 histórias à maneira antiga (Cosac Naify, 2008), que lançou no Brasil durante a FLIP 2008.

Além de São Paulo, Schulze lançará Vidas novas em Brasília (03/12) e no Rio de Janeiro (04/12).



A vinda de Ingo Schulze faz parte do projeto 1989-2009: 20 Anos Após a Queda do Muro de Berlim, que o Goethe-Institut São Paulo organiza em colaboração com diversos parceiros, oferecendo uma programação interdisciplinar e dedicada ao tema, com palestras, exposições, seminários e mostras de filmes.




Realização: Editora Cosac Naify, Embaixada da República Federal Alemã, Goethe-Institut Rio de Janeiro, Goethe-Institut São Paulo, Goethe-Zentrum Brasília

Serviço

Encontro e lançamento do livro Vidas Novas de Ingo Schulze


SÃO PAULO
Ingo Schulze, Marcelo Backes e Hélio Gurovitz

2 de dezembro de 2009, às 19h00

Goethe-Institut São Paulo
Rua Lisboa, 974
Tel. 11 3296 7000
Entrada franca
Capacidade: 200 lugares

BRASÍLIA
Ingo Schulze, Marcelo Backes e Silvio Queiroz

3 de dezembro de 2009, às 19h30
Embaixada da Alemanha
SES - Avenida das Nações, Qd. 807, lote 25
Tel. 61 3442 7000
Entrada franca

RIO DE JANEIRO
Ingo Schulze, Marcelo Backes e Sérgio Rezende
4 de dezembro de 2009, às 18h30
Goethe-Institut Rio de Janeiro
Rua do Passeio 62 - Biblioteca
Tel. 21 38048200
Entrada franca
Capacidade: 80 lugares



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

FESEC abre inscrições para curso de jurados do Carnaval

Capacitação busca padronizar julgamento dos desfiles em São Paulo No coração da Luz, em São Paulo, um grupo de especialistas do samba se reu...