24 de novembro de 2009

O TIETÊ QUE O PAULISTANO NÃO CONHECE





Cidade de Salto, a 100 km de São Paulo, tem o mais completo museu voltado ao rio. Há visitas monitoradas e uma verdadeira aula de história às margens do Tietê.

A apenas 100 quilômetros de São Paulo, na cidade de Salto, um completo museu reúne uma série de curiosidades, imagens e informações sobre o principal rio paulista, o Tietê. No Memorial do Rio Tietê o visitante faz uma viagem didática e envolvente pelo universo do rio, da nascente à foz, conhecendo as belezas e os problemas existentes ao longo dos 1,1 mil quilômetros de extensão.
Durante a visita, painéis, monitores de computador e vídeos permitem ao visitante conhecer a rica história do rio, desconhecida por quem está acostumado a ver o Tietê apenas no trecho que passa pela capital paulista. Em uma ampla parede de vidro com 18 metros de extensão, o mapa do rio é reproduzido. Além disso, os vidros permitem uma visão privilegiada da cachoeira e da mata ciliar ao entorno.
Há ainda um pequeno auditório no qual é possível assistir a um documentário de 30 minutos sobre o Tietê, conhecendo as cidades percorridas por ele. Só no Estado de São Paulo, o Tietê está presente em 56 municípios.
 Após o passeio, o visitante pode contemplar a vista da região em um amplo mirante, totalmente recuperado, logo acima do memorial.
O memorial do Rio Tietê ocupa o prédio onde até o início dos anos 70 funcionava o Restaurante do Salto e faz parte do Complexo Turístico da Cachoeira, espaço que foi totalmente revitalizado em 2008. Em breve, a região contará também com o Parque Natural da Ilha da Usina. O primeiro passo será a construção de uma nova Ponte Pênsil, com 60 metros de extensão, que unirá a Ilha com o Caminho das Esculturas, no Complexo Turístico. Por meio de um convênio com o governo estadual, será construído no local um grande parque natural, que contará com visitas monitoradas, passarelas em madeiras tratadas, mirantes e torre de observação. O valor para a primeira etapa do projeto, R$ 700 mil, já foi liberado.
Serviço:
O Memorial do Rio Tietê fica aberto à visitação todos os dias da semana. Às segundas, das 11h às 17h, de terça a sexta, das 8h às 17 e aos finais de semana, durante o verão, das 10h às 17h30. Há monitores que orientam e recepcionam grupos de visitantes e podem, inclusive, enviar informações e suporte pedagógico prévio para professores. Para solicitar este serviço, basta entrar em contato com o Balcão de Informações Turísticas da cidade, nos telefones (11) 4029-4718, 4021-0530 ou 4028-1649.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Cássio Scapin estreia produção teatral em São Paulo

Texto inédito de Cassio Junqueira revela lado humano de personagens pitorescos do nosso imaginário popular Com direção de Cassio Scapin e i ...