4 de fevereiro de 2010

Campus Party Brasil 2010: confira os números



Terminada a terceira edição do evento, a Campus Party Brasil se consolida, mais uma vez, como um importante espaço de discussão sobre redes sociais e tecnologias e impressiona pela grandeza

São Paulo, 2 de fevereiro de 2010 – A organização da Campus Party Brasil 2010 anuncia o balanço geral do evento que reuniu comunidades de diferentes áreas da sociedade em rede no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, entre o dia 25 e 31 de janeiro.  Esta foi a terceira edição brasileira do evento, criado há 13 anos na Espanha.

“Não é à toa que dizemos que a Campus Party é a maior festa física das redes sociais. Este é o terceiro ano do evento e os números se mostram impressionantes. É a energia do público que garante a longevidade de um encontro como esse, que se renova a cada ano pela própria disposição dos participantes em compartilhar conhecimento”, acredita Marcelo Branco, diretor geral da Campus Party Brasil.

Foram vendidas 6.000 vagas para o encontro - 3.877 pessoas ficaram acampadas. Do total de inscritos, 74,8% (4.448) eram homens e 25,2% (1.552) eram mulheres. A maioria dos campuseiros, 68% (4.080), estavam na faixa etária de 18 a 29 anos. Pessoas com idade entre 30 e 49 anos representavam 20% (1.200), com mais de 50 anos, 4% (240), e com menos de 19, 8% (480). De todos os estados brasileiros vieram pessoas interessadas em compartilhar conhecimento e participar da festa. Ainda, a Campus Party contou com a participação de campuseiros de 20 países, entre os quais Colômbia, México, Espanha, Suécia, Peru, Guatemala, França, Chile e Argentina.

Na terceira edição do evento o investimento total foi de R$ 12,5 milhões, que propiciaram tanto aos inscritos no evento, quanto aos mais de 100 mil visitantes da Área Expo (espaço de visitação grátis), uma vasta programação. Chamar de “maior festa brasileira” tem seu motivo: foram realizadas 553 atividades (palestras, oficinas, mesas de debates...), que duraram cerca de 700 horas. Os temas foram divididos em quatro áreas: criatividade (fotografia, blog, design, vídeo e música), entretenimento digital (games e simulação), inovação (desenvolvimento e software livre) e ciência (robótica e modding). Além disso, as atividades também tiveram espaço no palco principal, o Momento Telefônica, no Barcamp e no Campus Fórum, que estreou este ano. Dessas, a área com maior número de campuseiros inscritos foi a de blog, com 19,1%, seguida de desenvolvimento (18,2) e jogos (15,1%).

Ao todo 64 empresas, entre patrocinadores, parceiros e apoiadores, contribuíram para o sucesso da festa dos amantes da tecnologia, que usufruíram de uma impressionante conexão de 10 Gb, a maior banda já oferecida em todo o mundo, disponibilizada pelo Grupo Telefônica, principal patrocinador do evento. Para isso, foram necessários 40 km de cabos de rede e 20 km de cabos de fibra ótica. Trabalharam na Campus Party – direta e indiretamente – 3.600 pessoas. A taxa de upload foi de 66% e a de download 44%.

A repercussão da Campus Party, por todo o mundo, se deu por meio dos mais de 1017 jornalistas e blogueiros credenciados de vários países.

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