4 de fevereiro de 2010

Público vai conferir um "duelo" entre guitarras e violas na série musical Rock Rural no CCBB-SP


Na terça-feira, 9, a  banda Matuto Moderno traz uma mistura de ritmos que vão do catererê aos efeitos eletrônicos. Junto, o violinista Paulo Simôes --  representante da nova música pantaneira. A série terá ainda atrações como Zé Geraldo, Sá e Guarabyra, entre outros


Na próxima terça-feira, dia 09, é a vez da banda Matuto Moderno mostrar o “duelo” de acordes turbinados entre a viola caipira e guitarra, em ritmos que vão do catererê aos efeitos eletrônicos na série "Rock Rural". Mas não se assustem, essa "guerra" é só entre instrumentos. A série traz grandes nomes da música de raiz e mostra o som dos acordes que compõem o folk brasileiro. O projeto acontece no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. Todas as terças-feiras, até  nove de março, sempre em dois horários, às 13h e às 19h30, o centro receberá o que há de melhor dessa mistura de rock com música caipira de raiz.


Nascido em 1999, o grupo formado por Ricardo Vignini, Marcelo Berzotti, Alex Mathias, Mingo Jacob e Ricardo Berti, apresentou um estilo onde ritmos caipiras, como o cururu e o pagode de viola, passaram a flertar de forma intensa com o rock 'n' roll. A ideia da banda era quebrar o mito de que música de raiz era coisa de pessoas mais velhas. Mesmo incorporando elementos e efeitos eletrônicos às suas canções, o Matuto Moderno nunca perdeu o viés de ter a cultura popular como fonte principal de suas criações. Junto com o grupo, apresenta-se o violonista carioca, radicado em Campo Grande (MS), Paulo Simões, conhecido como o compositor da nova música pantaneira e que já gravou com artistas como Renato Teixeira, Maria Bethânia, além das parcerias com Almir Sater.

O evento, que estreou no dia 2 com apresentação do grupo O Terço, formado pelos músicos Flávio Venturini, Sergio Hinds e Sérgio Magrão levou ao público elementos do rock rural e do bom e velho rock 'n' roll . A série terá ainda outros importantes nomes que ajudaram a construir a história desse estilo musical no Brasil, com  Zé Geraldo, Zé Helder Quarteto, Ivan Vilela e Sá e Guarabyra. Segundo Marinéa Mochizuki, produtora do evento,o  Rock Rural tem como objetivo mapear o passado, o presente e o futuro do gênero. “Os artistas trazem em comum, além do ritmo, a paixão por contar histórias simples, porém intensas e cheias de poesia.”  Para Marcelo Mendonça, diretor do CCBB São Paulo, “por meio do rock rural, um gênero de grande identificação com o público, o Banco do Brasil reafirma seu compromisso de valorizar a cultura brasileira e oferecer ao público programas de qualidade com o melhor da arte revelada no próprio país.”

Dia 23 de fevereiro, é a vez de Zé Geraldo subir ao palco. Um dos principais cantores e compositores do folk brasileiro completou 30 anos de carreira em 2009 e possui 16 discos lançados, sendo seu último trabalho batizado de “Catadô de Bromélias”, que conta com a participação especial de Zeca Baleiro. A primeira apresentação de março, dia 2, fica por conta de Zé Helder Quarteto e Ivan Vilela. Em suas composições, o quarteto traz influências de música regional, clube da esquina, jazz, rock, música erudita, entre outros estilos. Ivan Vilela, músico, professor, pesquisador, diretor e arranjador da Orquestra Filarmônica de Violas, começou a estudar música aos 11 anos, quando ganhou um violão de seu pai. Por fim, a dupla Sá e Guarabyra, fecha o evento no dia 09 de março. Precursores do estilo rock rural, a dupla formada em 1973 sempre utilizou em suas composições temas como o campo, o amor e os relacionamentos, mesclados a ritmos como o folk, rock progressivo, entre outros. Dentre os grandes sucessos da dupla estão “Dona” e “Espanhola” (composta por Flávio Venturini). No repertório para Rock Rural, os músicos apresentarão, além de seus clássicos, composições em homenagem ao ex-parceiro Zé Rodrix, falecido em maio de 2009.
  

Programação dos Shows - Terças-feiras, com apresentação às 13h e às 19h30

09/02 - Matuto Moderno e Paulo Simões
23/02 - Zé Geraldo
02/03 - Zé Helder Quarteto e Ivan Vilela
09/03 - Sá e Guarabyra


Serviço

Local : Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo - R. Álvares Penteado, 112, Centro - 
Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
11 3113 3651 / 11 3113 3652

Teatro do CCBB (125 lugares)

Classificação Indicativa: livre
Ingresso: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia-entrada para estudantes, professores, correntistas do Banco do Brasil e maiores de 60 anos)
Horário da bilheteria: de terça a domingo, das 10h às 20h.
Informações: (11) 3113-3651 ou 3113-3652
www.bb.com.br/cultura - Ingresso antecipado: www.ingressorapido.com.br  / (11) 4003-1212

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

FESEC abre inscrições para curso de jurados do Carnaval

Capacitação busca padronizar julgamento dos desfiles em São Paulo No coração da Luz, em São Paulo, um grupo de especialistas do samba se reu...