24 de fevereiro de 2010

Twitteiros Culturais se encontram em oito capitais brasileiras


         No dia 27 de fevereiro, sábado, acontece simultaneamente em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Rio Branco, João Pessoa e Porto Velho o ETC (Encontro dos Twitteiros Culturais), onde os usuários vão discutir “Livros e Literatura no Twitter”. Até o fechamento deste release havia também a possibilidade da realização do ETC em Brasília, Recife e Rio de Janeiro. Em São Paulo, o encontro acontece na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, a partir das 16h30. O ETC nacional é coordenado por José Luiz Goldfarb, Ricardo Costa e Fernanda Musardo.

 
            Mais uma vez profissionais das mais diversas áreas se encontram em pelo menos oito capitais do país para discutir a cultura no Twitter. O ETC - Encontro dos Twitteiros Culturais - acontece simultaneamente em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, João Pessoa, Manaus, Rio Branco e  Porto Velho, no dia 27 de fevereiro, às 16h30 (no fuso horário de Brasília e às 15h30 nas demais cidades). Até o fechamento deste release havia também a possibilidade da realização do ETC em Brasília, Recife e Rio de Janeiro. Segundo os coordenadores nacionais, o multidisciplinar José Luiz Goldfarb, da Poiesis; Ricardo Costa, do Publishnews; e Fernanda Musardo, que administra o site ETC_Brasil, o tema do evento é “Livros e Literatura”.
           Em São Paulo, o encontro acontece na Livraria Cultura, do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 – tel: 11-3170-4033), com coordenação de Goldfarb e Ricardo Costa. Participam da mesa Frederico Barbosa (poeta e diretor da OS Poiesis), Marcelino Freire (escritor), Ronaldo Bressane (jornalista e escritor) e Sérgio Miguez (editor da Revista da Cultura, da Livraria Cultura), o mediador do encontro.
           “Há quem diga que a internet concorre com a leitura tradicional. Nossa experiência tem mostrado o oposto: o twitter, por exemplo, pode ser um grande aliado da promoção da leitura. No final do ano passado, a campanha #doeumlivrononatal iniciou-se como movimento de conscientização no twitter, mas aos poucos extrapolou o twitter e ganhou as ruas, atingindo a incrível marca de mais de 180 mil livros arrecadados”, diz Goldfarb. “No twitter há todo tipo de ação de incentivo à leitura, como fóruns permanentes de dicas, sugestões de leitura (tipo ‘o que eu estou lendo’) e a oportunidade de divulgação de blogs e sites, onde novos escritores também conseguem seu espaço. Ou seja, muito do que parecia ser um obstáculo mostra-se um grande aliado. Daí o tema “Livros e Literatura” do ETC nas diversas capitais”, acrescenta Goldfarb.
            É a terceira vez que o ETC acontece em São Paulo; a segunda que acontece em Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Manaus e Porto Velho. E a primeira em Rio Branco e João Pessoa. “Nossa expectativa é que até o final do ano aconteça simultaneamente em todas as capitais do país, além de algumas cidades do interior”, diz Goldfarb. Ele afirma ainda que em cada cidade haverá um twitteiro oficial do evento. “No dia 27, os ETCs utilizarão a hashtag #ETC_BR, para que todos possam acompanhar as principais ideias, frases e discussões ocorridas nos encontros.”
 
Sobre os encontros nos diversos estados

 
@ETC_Curitiba – na Livraria Saraiva Shopping Cristal. Segundo a coordenadora, Fernanda Musardo, é preciso confirmar presença para participar, o que pode ser feito pelo próprio twitter do @ETC_Curitiba, dizendo “EUVOU”

 
@ETC_Sampa – na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista 2073), com coordenação de José Luiz Goldfarb e Ricardo Costa;

 
@ETC_Acre -  na Biblioteca da Floresta, na Via Parque da Maternidade, s/nº, no Centro de Rio Branco, com coordenação de Andréa Zílio;

 
@ETC_Fortaleza -, no Armazém da Cultura, à rua Jorge da Rocha, 154, na Aldeota, com coordenação de Glória Diógenes;

 
@ETC_ Manaus - na Livraria Saraiva Mega Store, à avenida Mário Ypiranga Monteiro, 1.300, no bairro Adrianópolis. Segundo o coordenador Sérgio Freire é preciso confirmar presença pelo twitter @ETC-Manaus, dizendo “EUVOU”. O horário é diferente dos demais lugares. O encontro começa às 10h30. Às 12h30 acontece uma pausa para o almoço. Depois, o evento prossegue das 14h às 20h.

 
@ETC_PortoVelho - Na Livraria Nobel do Poro Velho Shopping. Segundo a coordenadora Daiana Souza, para participar é preciso confirmar presença no twitter do @ETC_PortoVelho respondendo “EUVOU”;

 
@ETC_BH - No Campus Diamantina da Uni-BH, à rua Diamantina, 567, Lagoinha,  com coordenação de Júlia Ramalho
@ETC_PB - O local e os nomes dos organizadores ainda está indefinido.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Daniel realiza show especial “Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” na Vibra São Paulo

Apresentação contará com participação de Jéssica Reis, filha de João Paulo Texto: Redação Foto: Will Aleixo O cantor Daniel segue na estrada...