15 de abril de 2010

Biografia polêmica de Charles Chaplin chega ao Brasil


Obra detalha, estuda e desvenda a história assustadora
   que construiu a personalidade de Charles Chaplin.

Chaplin foi uma das personalidades mais criativas e fascinantes da indústria cinematográfica;  atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes. Sua vida foi marcada pela miséria, o abandono, a loucura da mãe e o alcoolismo do pai. Mesmo com tantas tragédias pessoais, Chaplin se tornou um extraordinário comediante e um dos maiores cineastas de todos os tempos.
Em Chaplin, uma vida, lançamento da editora Larousse do Brasil, o renomado psiquiatra Stephen Weissman  disseca a vida de Chaplin com uma narrativa psicologicamente consistente  e explora de forma brilhante as fontes de sua genialidade, demonstrando como a sua trágica infância moldou sua personalidade e sua arte.
Chaplin nasceu em Londres em 1889. Seus pais trabalhavam no show business e, foram artistas mal- sucedidos.  A ida para um orfanato, quando tinha apenas 7 anos, foi, segundo ele, a fase mais infeliz da sua vida.
O jovem ator deixou sua marca nos teatros ingleses, onde aperfeiçoou sua arte em comédias e dramas. Mas foi nos Estados Unidos que ele se destacou. Durante uma excursão pelo país com um grupo de vaudeville, seu talento chamou a atenção do empreendedor Mack Sennett, do Keystone Film Studio. A partir daí, Chaplin se tornaria uma das celebridades mais importantes do mundo do cinema.

A vida de Charles Chaplin já rendeu inúmeras publicações, filmes e documentários.  Até o lançamento do livro Chaplin, uma vida a história do artista “parecia” ter sido desvendada, mas esse livro tornou-se uma obra bombástica que narra e especula a vida de um Chaplin desconhecido. Uma das revelações mais surpreendentes, que segundo Geraldine Chaplin a deixou chocada, é sobre sua avó:  Weismann conta que Hannah Hill Chaplin era uma mulher impulsiva, intensa e sedutora que via na carreira de atriz um caminho para encontrar um amante bem-sucedido. Mesmo casada com o pai de Chaplin, Hannah teve vários amantes, entre eles um suposto membro da aristocracia inglesa que a convenceu a fugir para a África do Sul. Em vez de uma vida farta, Hannah acabou com uma gravidez fora do casamento, uma passagem pela prostituição e ainda contraiu sífilis.
Chaplin se referiu discretamente à sexualidade de sua mãe como uma “trágica promiscuidade”  em um romance autobiográfico não publicado, Footlights, que ele utilizou como base para o roteiro de Luzes da ribalta. No filme, quando o herói Calvero salva a bela balairina-heroína Terry de uma tentativa de suicídio, equivocadamente supõe que ela está tentando se matar por ter acabado de contrair uma doença venérea incurável.

Chaplin, uma vida é uma mistura de história social, romance e ciência médica. O livro começa com o autor esmiuçando o desastroso casamento dos pais de Chaplin. Depois leva o leitor ao mundo do teatro de variedades vitoriano e dá  vida às ruas do sul de Londres, ao traumático orfanato Hanwell e também à Hollywood dos anos 1910 e 1920. Weissman, como define Geraldine Chaplin no prefácio do livro, atuou como um investigador brilhante ao ligar os personagens criados por seu pai à história pessoal dele. O autor reconhece, por exemplo, o Adorável Vagabundo como uma paródia ao pai alcoólatra de Chaplin e também vê semelhanças das heroínas de seus filmes com sua trágica e adorada mãe.
Chaplin, uma vida é um livro provocador e doloroso. Uma obra que detalha, estuda e desvenda a história assustadora que influenciou a personalidade de Charles Chaplin.




Sobre o autor:

Stephen Weissman é psiquiatra de formação, pesquisou a vida de Chaplin durante anos e estudou todos os documentos que o levaram a conhecer o grande mestre da sétima arte profundamente.
A análise que fez sobre ele lhe rendeu muitos elogios, inclusive da família Chaplin. Autor de diversos livros de psiquiatria, é professor da Washington School of Psychiatry e mora em Washington, D.C.


Chaplin, uma vida
Editora: Larousse do Brasil
Autor: Stephen Weissman
Tradução: Alexandre Martins
Pág: 320
Preço: R$ 44,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Já é tempo de planejar as férias com o seu pet

Garantir uma experiência segura e livre de preocupações durante os períodos fora de casa é fundamental Texto:  Sérgio Dias Fotos: Pixabay Qu...