15 de abril de 2010

Biografia polêmica de Charles Chaplin chega ao Brasil


Obra detalha, estuda e desvenda a história assustadora
   que construiu a personalidade de Charles Chaplin.

Chaplin foi uma das personalidades mais criativas e fascinantes da indústria cinematográfica;  atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes. Sua vida foi marcada pela miséria, o abandono, a loucura da mãe e o alcoolismo do pai. Mesmo com tantas tragédias pessoais, Chaplin se tornou um extraordinário comediante e um dos maiores cineastas de todos os tempos.
Em Chaplin, uma vida, lançamento da editora Larousse do Brasil, o renomado psiquiatra Stephen Weissman  disseca a vida de Chaplin com uma narrativa psicologicamente consistente  e explora de forma brilhante as fontes de sua genialidade, demonstrando como a sua trágica infância moldou sua personalidade e sua arte.
Chaplin nasceu em Londres em 1889. Seus pais trabalhavam no show business e, foram artistas mal- sucedidos.  A ida para um orfanato, quando tinha apenas 7 anos, foi, segundo ele, a fase mais infeliz da sua vida.
O jovem ator deixou sua marca nos teatros ingleses, onde aperfeiçoou sua arte em comédias e dramas. Mas foi nos Estados Unidos que ele se destacou. Durante uma excursão pelo país com um grupo de vaudeville, seu talento chamou a atenção do empreendedor Mack Sennett, do Keystone Film Studio. A partir daí, Chaplin se tornaria uma das celebridades mais importantes do mundo do cinema.

A vida de Charles Chaplin já rendeu inúmeras publicações, filmes e documentários.  Até o lançamento do livro Chaplin, uma vida a história do artista “parecia” ter sido desvendada, mas esse livro tornou-se uma obra bombástica que narra e especula a vida de um Chaplin desconhecido. Uma das revelações mais surpreendentes, que segundo Geraldine Chaplin a deixou chocada, é sobre sua avó:  Weismann conta que Hannah Hill Chaplin era uma mulher impulsiva, intensa e sedutora que via na carreira de atriz um caminho para encontrar um amante bem-sucedido. Mesmo casada com o pai de Chaplin, Hannah teve vários amantes, entre eles um suposto membro da aristocracia inglesa que a convenceu a fugir para a África do Sul. Em vez de uma vida farta, Hannah acabou com uma gravidez fora do casamento, uma passagem pela prostituição e ainda contraiu sífilis.
Chaplin se referiu discretamente à sexualidade de sua mãe como uma “trágica promiscuidade”  em um romance autobiográfico não publicado, Footlights, que ele utilizou como base para o roteiro de Luzes da ribalta. No filme, quando o herói Calvero salva a bela balairina-heroína Terry de uma tentativa de suicídio, equivocadamente supõe que ela está tentando se matar por ter acabado de contrair uma doença venérea incurável.

Chaplin, uma vida é uma mistura de história social, romance e ciência médica. O livro começa com o autor esmiuçando o desastroso casamento dos pais de Chaplin. Depois leva o leitor ao mundo do teatro de variedades vitoriano e dá  vida às ruas do sul de Londres, ao traumático orfanato Hanwell e também à Hollywood dos anos 1910 e 1920. Weissman, como define Geraldine Chaplin no prefácio do livro, atuou como um investigador brilhante ao ligar os personagens criados por seu pai à história pessoal dele. O autor reconhece, por exemplo, o Adorável Vagabundo como uma paródia ao pai alcoólatra de Chaplin e também vê semelhanças das heroínas de seus filmes com sua trágica e adorada mãe.
Chaplin, uma vida é um livro provocador e doloroso. Uma obra que detalha, estuda e desvenda a história assustadora que influenciou a personalidade de Charles Chaplin.




Sobre o autor:

Stephen Weissman é psiquiatra de formação, pesquisou a vida de Chaplin durante anos e estudou todos os documentos que o levaram a conhecer o grande mestre da sétima arte profundamente.
A análise que fez sobre ele lhe rendeu muitos elogios, inclusive da família Chaplin. Autor de diversos livros de psiquiatria, é professor da Washington School of Psychiatry e mora em Washington, D.C.


Chaplin, uma vida
Editora: Larousse do Brasil
Autor: Stephen Weissman
Tradução: Alexandre Martins
Pág: 320
Preço: R$ 44,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Chevrolet Montana 2026 consolida presença no segmento de picapes no Brasil

Linha conta com cinco versões, todas equipadas com motor turbo com 141 cavalos de potência Texto: Sérgio Dias Fotos: Sérgio Dias A linha  Ch...