3 de abril de 2010

PANNA, O FUTEBOL SHOW


Ainda em 2010, torneios em cidades de São Paulo e Minas Gerais


No momento em que o mundo do futebol se encanta com as proezas de Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Robinho, Ganso e os Meninos da Vila, chega ao Brasil o Panna, um jogo de bola que privilegia o drible, a criatividade e o espírito esportivo.

Panna é a expressão em surinamês – idioma do Suriname, antiga Guiana Holandesa – que designa o drible de passar a bola entre as pernas, a nossa ‘caneta’, uma das clássicas jogadas que demonstram astúcia e destreza no futebol. O jogo nasceu nas ruas da Holanda, praticado por jovens imigrantes inspirados pelo futebol arte brasileiro. Rapidamente a brincadeira atingiu a juventude de todo o país, proliferaram os campeonatos regionais, 200 atualmente, até a disputa de um concorridíssimo torneio nacional anual. De lá para cá, a terra de Cruyff, Van Basten e do célebre Carrossel Holandês exportou o jogo para a Itália, França, Suíça, Bélgica, Turquia, Espanha e Inglaterra (em parceria com os clubes Arsenal e Tottenham).

No Brasil, o Panna terá sua primeira exibição em 7 de abril com a apresentação do campeão holandês de 2009, Mo Boutaka (de 20 anos), no CEU Paraisópolis, com a presença de autoridades brasileiras e holandesas.

No fim de semana, 10 e 11 de abril, no Clube Escola de Aeromodelismo, no Parque do Ibirapuera, haverá um torneio de lançamento reunindo Mo Boutaka e jovens brasileiros adeptos do freestyle, o dar show com a bola nos pés.

As disputas entre os jogadores são sempre embaladas por muita música – black music, R&B, sambarock, soul - em um ambiente de festa e confraternização.

O Panna chega ao Brasil em uma realização de WZM Plataforma Brasil Holanda, Instituto Plataforma Brasil e Sport Service Noord Holland. Parcerias com Governo da Holanda e Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação. Patrocínio: Usiminas. Apoio cultural: Instituto Usiminas.

Todas as informações sobre a vinda do Panna para o Brasil, assim como fotos, estão disponíveis no site: www.pannabrasil.com.br

O JOGO

As partidas com três minutos de duração são jogadas em quadras infláveis especiais de 4m x 6m, colocando frente a frente dois jogadores, um contra um.

No Panna o objetivo é passar a bola entre as pernas do adversário mas, se não acontecer o drible de ouro, ganha a partida quem fizer mais gols.

Fair Play, o Jogo Limpo - O estímulo ao jogo limpo é a base das regras do Panna. Os jogadores são convidados a exercitar o espírito esportivo como estilo de jogo. Levar o Panna, o drible entre as pernas, não deve ser encarado como humilhação, mas como uma brincadeira entre colegas de esporte. Uma atitude contrária ao fair play desclassifica imediatamente um jogador.

O Panna é um jogo para quem quer se divertir com a bola e também vencer as disputas. Certamente, seria muito bem jogado por Pelé, Garrincha, Rivellino, Maradona, Romário, Ronaldinho Gaúcho e tantos outros craques do futebol mundial.

PROGRAMAÇÃO INICIAL PANNA BRASIL 2010

7/4 – 16h30 às 19h – Lançamento oficial do Panna no Brasil com a presença de autoridades holandesas e brasileiras - CEU Paraisópolis (Rua Itapaiúna com Rua Dr. José Augusto de Souza e Silva, sem nº, Parque Morumbi)

8 e 9/4 – 14h – Clube Escola de Aeromodelismo do Parque do Ibirapuera –Treinamento Panna Brasil

10/4 – das 14h às 18h – Clube Escola de Aeromodelismo do Parque do Ibirapuera – Torneio Início lPanna no Brasil

11/4 – das 9h às 13h – Clube Escola de Aeromodelismo do Parque do Ibirapuera – Torneio Início Panna no Brasil

Junto aos torneios são realizadas clínicas. Nestas clínicas serão realizadas práticas esportivas através de técnicas de drible, movimentação e manipulação da bola buscando associar a prática do esporte ao divertimento e à qualidade de vida.

Os torneios acontecerão em espaços públicos como praças, ruas e outros logradouros centrais que sejam estrategicamente localizados para acesso de um público jovem representativo das diversas classes sociais.

A inclusão social dos jovens é muito importante na realização do projeto, que abre uma nova possibilidade de geração de renda. O Panna utiliza uma estrutura móvel para prática esportiva que também funciona como ponto de encontro, estimulando a participação das famílias e comunidades, em áreas que nem sempre possuem estruturas como clubes e aparelhos públicos, desta forma, desempenhando um papel integrador.

Para os próximos anos está prevista a expansão para outras estados, participação do Brasil no Campeonato Europeu em 2012 e a realização de um campeonato mundial de Panna no Brasil em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...