20 de abril de 2010

SAI DA FRENTE!


A VIDA E A OBRA DE MAZZAROPI
Biografia escrita pela jornalista Marcela Matos após três anos de pesquisa resgata as histórias do grande nome do cinema popular brasileiro e revela a face empreendedora do famoso caipira.

Mais do que um dos artistas brasileiros mais populares de seu tempo, o ator, produtor e diretor Amacio Mazzaropi foi, ao seu modo, um verdadeiro homem de negócios e um dos maiores difusores do cinema nacional, protagonizando 32 filmes — praticamente um por ano — entre as décadas de 1950 e 80. Da pobreza ao sucesso, sua trajetória é finalmente narrada na biografia Sai da frente! A vida e a obra de Mazzaropi, que, escrito pela jornalista Marcela Matos e lançado pela Editora Desiderata, resgata a importância de um nome cuja trajetória, do rádio à televisão, se confunde com a história da comunicação no Brasil.

Nascido em 1912, em São Paulo, Mazza — como era chamado pelos amigos —, descendente de imigrantes italianos e portugueses, desde pequeno demonstrava talento para arte. Iniciou sua carreira muito jovem, no picadeiro, se juntando a circos que se apresentavam no interior do estado. Nos anos 1940 entrou nas ondas do rádio, estreando com o programa Rancho Alegre, na Tupi, que se tornou um enorme sucesso de audiência. O cinema foi um caminho natural: contratado pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, estrelou a comédia Sai da frente e, com ousado espírito empreendedor, percebeu que podia produzir ele mesmo seus filmes. Foi assim que, em 1958, montou seu próprio negócio, a PAM Filmes, que, além de apresentar atores como Tarcisio Meira e Luiz Gustavo, levou às telas o personagem que se tornaria sua marca registrada: o famoso Jeca, figura inspirada nos livros de Monteiro Lobato.

A ideia deu tão certo que o personagem — o ingênuo, porém esperto, homem do campo — retornou em uma série de filmes: Jeca e a freira, O Jeca macumbeiro, Jeca contra o capeta, Jeca e seu filho preto e, por último, Jeca e a égua milagrosa. Com eles, o ator entretinha as mais variadas plateias ao mesmo tempo em que retratava a dura realidade social brasileira, repleta de miséria, desemprego e corrupção. No entanto, apesar do sucesso comercial de todas as suas produções, a crítica praticamente ignorava o trabalho de Mazzaropi. “Pois é, falam mal de mim”, disse já no fim de sua carreira. “Só quero ver quando eu morrer. Daí vão fazer festivais com meus filmes e tem gente que é capaz de dizer até que eu fui um gênio.” Suas palavras soam proféticas: quase 30 anos depois de sua morte, em 1981, Mazzaropi é constantemente lembrado como o grande criador do cinema popular brasileiro. Sua memória está hoje registrada no museu que leva o seu nome assim como em um hotel, uma casa de cultura, uma escola e uma rua, enquanto sua criação segue influenciando filmes aclamados como A marvada carne (1985), de André Klotzel, e Tapete vermelho (2007), de Luiz Alberto Pereira.

Resultado de três anos de trabalho, Sai da frente! A vida e a obra de Mazzaropi apresenta ao leitor histórias que vão desde os dias difíceis — mas também divertidos — do começo da carreira de ator à consagração como um produtor de cinema criativo e prolífero. A obra, ilustrada com uma grande quantidade de fotos cedidas pelo Instituto Mazzaropi, que também abriu as portas do Museu Mazzaropi e de todo o seu acervo para a pesquisa, traz ainda reproduções dos cartazes dos filmes, filmografia completa e as fichas técnicas de cada produção.

SOBRE A AUTORA
Natural do Rio de Janeiro, a jornalista Marcela Matos vive em São Paulo, onde se dedica à comunicação corporativa. Doutora em jornalismo pela USP, é professora universitária, tendo trabalhado em diferentes veículos de comunicação. Entre seus livros publicados está a biografia Yolanda Figueiredo: Uma vida de fé, ética e muito bom humor (2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Chevrolet Montana 2026 consolida presença no segmento de picapes no Brasil

Linha conta com cinco versões, todas equipadas com motor turbo com 141 cavalos de potência Texto: Sérgio Dias Fotos: Sérgio Dias A linha  Ch...