15 de junho de 2010

Caleidos Cia Dança faz últimas apresentações de "Quatro Cantos"

Dividindo o palco com o público, as quatro intérpretes da cia. utilizam o cenário de uma casa para refletir sobre isolamento e individualismo nas relações. Espectador pode escolher as cenas que deseja assistir. A entrada é gratuita.


O Espaço Cariris recebe entre os dias 17 e 19 de junho as últimas apresentações do espetáculo “Quatro Cantos”, novo trabalho do Caleidos Cia Dança que estreou no dia 27 de maio na Galeria Olido. Contemplado pelo 6º edital do Programa de Fomento à Dança do Município de São Paulo, a montagem retoma a linha de pesquisa cênica interativa da cia e traz novamente o público para o palco.

Os diretores Isabel Marques e Fábio Brazil criaram um cenário onde o espectador tem a oportunidade de circular pelo espaço e escolher a cena que irá assistir, porém em momento algum poderá ver todos os espaços ao mesmo tempo, criando assim seu próprio espetáculo: visto parcialmente, porém compreendido no todo. No palco, quatro mulheres em quatro momentos simultâneos vivenciam o incômodo das experiências cada vez mais individualizadas nas grandes cidades.

Os detalhes presentes em cada um dos cômodos enriquecem as cenas, como a garrafa térmica com café ainda por beber, a louça suja na pia. O público também é surpreendido pelos demais integrantes da cia. que se infiltram entre a platéia e em determinados momentos passam a fazer parte da cena. Tudo pensado para levar ao público a máxima realidade, fazendo-o se identificar com as situações vivenciadas pelos personagens.

A proposta dos diretores é convidar o público a refletir sobre a importância de relações mais humanizadas, onde somente no contato com o outro é possível o encontro consigo mesmo. O espetáculo busca demonstrar que o isolamento traz a padronização, ao passo que a convivência e a ocupação do espaço público permite a diferenciação que não isola e o reconhecimento do outro e de si mesmo.

A Cia.

O Caleidos Cia. de Dança é reconhecido por suas propostas inovadoras que reafirmam a importância do acabamento, ou seja, do produto artístico final, porém sem cair no tradicionalismo ou na pieguice. A cia. foi criada em 1996 como um grupo de pesquisa na Unicamp. Dois anos depois, o Caleidos se transformava em um grupo independente de dança contemporânea. O ano que vem, completa quinze anos de existência e trabalho contínuo na área de arte e de educação.

O Caleidos rompeu de forma artística, responsável e educacional com a divisão palco-platéia, criando o conceito de “proposição-cênica” e abandonando a diferença entre a atuação do artista e do professor, renovando a produção de dança e ensino no Brasil

A Cia. atua em torno de alguns princípios, entre eles: exploração da linguagem da dança por meio dos estudos de Laban, interatividade como valor estético e educativo, comunicabilidade e diálogo com o público, clareza dramatúrgica, relação da dança com o contexto sócio-afetivo-cultural do público e do entorno.

Prêmios Recebidos

- Bolsos Vitae de Artes – Fundação Vitae
Projeto Terpsicore – espetáculo Corpo Dócil – Isabel Marques, em 1993
- Prêmio da Secretaria Municipal de Cultura De São Paulo:
Circulação do espetáculo Silêncio, de Fábio Brazil e Isabel Marques, em 2003/04.
- Programa Municipal de Fomento à Dança do Município de São Paulo 2ª. Edição:
Projeto Coreológicas – montagem, produção e circulação do espetáculo Coreológicas V, direção de Isabel Marques, circulação do espetáculo, curso de formação de professores, I Seminário Coreológicas, 2007/08.
- Programa De Ação Cultural Do Estado De São Paulo:
Montagem, produção e circulação do espetáculo Ares Familiares, co-direção de Isabel Marques e Fábio Brazil, em 2008/2009.
- Programa Municipal de Fomento à Dança do Município de São Paulo 6ª. edição:
Projeto Retratos – montagem, produção e circulação dos espetáculos Coreológicas-Ludus e Quatro Cantos, direção de Isabel Marques e Fábio Brazil; circulação dos espetáculos, curso de formação de professores, II Seminário Coreológicas, eventos Diálogos com quem faz Arte, 2009/10.

Serviço:

O que: Quatro Cantos
Quando: De 17 à 19 de junho, às 21h
Onde: Espaço Cariris – Rua dos Cariris, 48 - Pinheiros – São Paulo
Quanto: Entrada gratuita
Classificação: 14 anos
Capacidade: 40 pessoas
Duração: 50 minutos
Informações: 3811-9681


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...