11 de junho de 2010

Espaço +Soma apresenta Marginal, de Fabio Zimbres

Primeira individual do artista em São Paulo, exposição foi inaugurada em 4 de junho e projeta o artista no cenário paulistano


Desde o último dia 4 junho, Fabio Zimbres ocupa o Espaço +Soma por completo. É nessa data que o artista inaugura Marginal, exposição que reúne obras inéditas em pequenos e grandes formatos, incluindo desenhos, pinturas e livros-objeto, em sua primeira individual em São Paulo.

As diferentes proporções estarão presentes em um grande painel composto por várias folhas, como em um outdoor, mas onde cada parte isolada também funciona como uma obra independente. Sobre o nome da exposição, o artista comenta: "É uma reflexão sobre os espaços vazios, negativos, inóspitos, o que é esquecido e posto de lado. O ponto de vista marginal também oferece uma maneira diferente de olhar o que é central.”

Zimbres raramente mostrou sua produção de ateliê em São Paulo, mas já é influência no universo da arte urbana, celebrado por revistas como +Soma, Vista, Void e a americana Juxtapoz, além de reconhecido internacionalmente como um dos autores mais experimentais e geniais de histórias em quadrinhos do Brasil.

Após a exposição no Espaço +Soma, Fabio Zimbres assina a curadoria e expõe seus trabalhos na TRANSFER, mostra de arte urbana que acontece no Pavilhão das Culturas Brasileiras, em São Paulo. Com co-produção do estúdio porto-alegrense NOZ.ART, de Lucas Pexão e Ana Ferraz, a exposição Marginal é o desdobramento natural da atenção que a revista +Soma dedica a Fabio Zimbres e a toda a nova arte brasileira.

Sobre o artista

Fabio Zimbres iniciou sua carreira como artista gráfico em São Paulo nos anos 1980, fazendo histórias em quadrinhos, produzindo fanzines e trabalhando como um dos editores da finada revista de HQ alternativa Animal, considerada pela crítica a maior e melhor publicação do gênero que já existiu no país. Na Animal, também era responsável pelo encarte MAU e a coluna Maudito Fanzine, ponto de encontro impresso da produção gráfica marginal do Brasil e o início de uma rede de artistas que inclui nomes como MZK, Jaca, Weaver Lima e Schiavon.

No início dos anos 1990, Zimbres se mudou para Porto Alegre, onde vive e trabalha até hoje. Seguiu envolvido com a produção de revistas independentes, fundou a premiada editora Tonto e passou a colaborar com seus desenhos e quadrinhos também em publicações de países como Argentina, Bolívia, Espanha, França e Estados Unidos. De lá também produziu a tira Vida Boa, publicada por um ano no jornal Folha de S.Paulo, material que em 2009 foi lançado em forma de coletânea pela editora Zarabatana.

Quanto a exposições de arte, teve individuais em espaços como a galeria Adesivo e o Museu do Trabalho, em Porto Alegre, o Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires, e a galeria Design Festa, em Tóquio. Em conjunto com os artistas gaúchos Eduardo Haesbaert e Gelson Radaelli, Zimbres ainda integra o projeto Casa do Desenho, série de exposições colaborativas que já passou por duas cidades e segue em andamento.

Serviço:

MARGINAL, de Fábio Zimbres
De 4 de junho a 17 de julho.
Entrada gratuita
Curadoria: Lucas Pexão
Produção e realização: NOZ.ART e Soma
Apoio: Pintar
Espaço Soma (Espaço Cultural/Loja/Café)
Rua Fidalga 98 - Vila Madalena - São Paulo - SP
http://www.maissoma.com/ / info@maissoma.com
Exposições: Terça a quinta-feira das 12h às 20h. Sextas e sábados das 12h à 1h. Entrada gratuita
Happy hour: sextas, a partir das 19h. Entrada: gratuita.
Shows: sábados, às 20h. Entrada: R$ 15,00
Capacidade: 250 lugares
Aceita cartões
Censura livre
Estacionamento: Em frente (não conveniado)
Área para fumante
Telefone: (11) 3031-7945

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Festival Interlagos 2024 já conta com participação de 13 montadoras

Evento está confirmado para 8 a 11 de agosto, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo O Festival Interlagos 2024 celebra a assinatura do 13...