5 de agosto de 2010

Exposição no MuBE traz a realidade das ruas das cidades de Santos e São Paulo


É à noite que o alemão Jan Siebert realiza suas pinturas. Esse período é o mais propício para mostrar a essência íntima dos “personagens urbanos”, que serão retratados pelo artista plástico na exposição Aquém do Concreto, no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – a partir de amanhã, dia 6 de agosto.

Em trinta telas pintadas a óleo, algumas delas inéditas, Jan apresenta moradores de rua, prostitutas, frequentadores da noite de São Paulo e de Santos, além das construções antigas das duas cidades. Há também obras que são resultado de sua recente passagem pelo Rio de Janeiro.

Nesse trabalho de cunho realista, o foco principal do artista é o ser humano, muitas vezes ignorado nas metrópoles consumistas e aceleradas pelo trabalho coletivo diário. Não por acaso, Siebert escolheu a noite, quando é possível se aproximar dos “personagens” escolhidos. Ele esteve nos centros e nas periferias e interagiu com as pessoas, trazendo ainda mais realidade às suas obras. Com seu cavalete, pintou ao vivo, detalhes como “expressões corporais” e rachaduras nos imóveis históricos.

Para a curadora da exposição, Lilian Heitor, o artista não mostra apenas o lado sombrio das madrugadas das cidades. “O que prevalece em seu trabalho é uma melancolia romântica. E há beleza nessa vida diferente do ser humano em espaços únicos da cidade”, afirma.
“A escolha da cena demonstra a sua grata aptidão intelectual, um olhar bastante determinado e concentrado, que expressa a emoção do artista e sua busca por desvelar aquele instante, congelar o momento”, completa Lilian.

Serviço:
Exposição “Aquém do Concreto”, do artista alemão Jan Siebert
Total obras: 30 pinturas - óleo sobre tela
Curadoria: Lilian Heitor
Local: Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) – Rua Alemanha, 221, Jd.Europa
Aberto ao público: de 6 a 22 de agosto
Horário: de terça a domingo, das 10 às 19 horas
Entrada Franca
Informações:
(11) 2594-2601
www.mube.art.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Chevrolet Onix Plus não é líder por acaso

Modelo lidera segmento de sedãs compactos e tem versões com motor aspirado e turbo Texto:  Sérgio Dias Fotos: Sérgio Dias Durante a última s...