22 de setembro de 2010

Yanni faz sua “aquarela” brasileira em SP



Por Camila Oliveira / @Camisamacamis

Público paulistano rende-se ao talento de Yanni

Em meados da chegada da primavera em São Paulo, não poderia ser tão bem comemorada com a passagem de Yanni e seus maravilhosos instrumentistas pelo Brasil.
A turnê Yanni – Live in Concert, fez sua estréia nesta ultima terça feira (21/09) no Credicard Hall, com a presença marcante de um grande público ansioso pelo show. Os paulistas terão mais uma dose do show nesta quarta-feira (22/09) e depois segue para o Rio de Janeiro (24/09).
É incrível como um músico, da genialidade de Yanni, reúne neste evento admiradores de várias gerações.
Enquanto a chuva refrescava e limpava os ares de nossa metrópole, Yanni fazia esta “limpeza” em nossa alma com maestria ao decorrer do show. Parecia que adentramos num mundo muito particular do artista e ele no nosso.
Na abertura do show, Yanni abre um carismático sorriso e diz: “Boa noite São Paulo!” em ótima dicção. Agradece ao público pelo carinho oferecido e se encantou com a atmosfera do nosso país. Em seguida toca Santorini e os paulistanos silenciam seus corpos para abrirem seus ouvidos. Entre inúmeros gritos de elogio do público feminino, o músico só podia agradecer num “muito obrigado” e continuando em inglês, desculpa-se, porque não sabia o que estava sendo dito. O público ria em admiração.
Yanni comemora 35 anos de carreira, muito bem vividos no cenário mundial da música New Age. Entre o estilo instrumental folclore rústico e com pinceladas de batidas em estilo Lounge music, Yanni vem acompanhado pelos seus músicos: Samvel Yervinyan (violino), Victor Espínola (harpa paraguaia), Ming Freeman (teclados), Charlie Adams (bateria) e Jason  Carder (trompete).
Com apresentações memoráveis e suntuosas em lugares como Acropolis, na Grécia, A cidade proibida, na China e aos pés do Taj Mahal, na Índia... O repertório teve mesclas do novo álbum Voices -2008 (em versão em espanhol, 2009), com Our days, Ritual de amor, totalmente instrumental. E de canções dos álbuns anteriores, como: Almost a Whisper, Tribute, Love is all, Kill me with your love ... entre outros.
Ficou claro que algumas canções Yanni reinventou e as deixou com um toque mais latino, inclusive, o jogo de iluminação estava com nuances de tons quentes ao estilo do clima de nosso país.
A sincronização era admirável de Yanni, revezando entre seu belo piano de cauda e sua “escadaria” de teclados à volta. A cada canção, o músico explicava o porquê e como surgiu tal ideia ou inspiração.
Em coletiva à imprensa, Yanni explicou que a musicalidade do Brasil é muito rica. Ficou admirado com a leveza e o carisma dos brasileiros. Quer voltar muitas vezes e quem sabe com um álbum com canções inspiradas em nossa terra.
Ele ficou feliz em saber que havia muitos jovens na plateia e que isso é a prova de como a música rompe e toca qualquer criatura nesta face da terra. A paixão que tem pelo que faz é um dos estímulos que o move a levar às pessoas a boa música. É como uma celebração a minha vida todos os dias.
E o convite de celebrar a vida foi feito diretamente de Yanni e seus músicos ao final do show. Todos em pé, em palmas, dançando... Felizes.
E ao fim... Voltamos ao nosso mundo: Viva a primavera!

2 comentários:

  1. É ótimo saber que vocês estão atentos a um talento tão grandioso quanto Yanny.
    Este artista sem dúvidas é capaz de tocar nossa alma; e a Primavera não poderia ser recepcionada melhor.
    Viva a Primavera! E que Yanny se apaixone pelo Brasil, tanto quanto nos apaixonamos por seu talento.

    ResponderExcluir
  2. As músicas do YANNI são lindas e apaixonantes!
    Ele é muito carismático e tem um sorriso lindo!

    ResponderExcluir

Ultima Postagem

Premiação nacional destaca as melhores cachaças do ano

Confraria revela destaques da produção nacional em cerimônia na capital paulista No cenário da cachaça nacional, o mês de julho foi marcado ...