18 de outubro de 2010

"O Japão está aqui?" em última apresentação dia 23 no Teatro da Cia Pessoal Faroeste

Premiado espetáculo de dança faz última apresentação “O Japão está aqui?” (2008) dia 23 de Outubro no teatro da Cia Pessoal do Faroeste. A performance de dança da Companhia Flutuante/Letícia Sekito faz parte da trilogia de solos na qual Letícia Sekito pesquisa a construção da imagem do Japão aqui no Brasil, ao mesmo tempo que aborda a sua relação autobiográfica com o universo cultural japonês. O solo dá a sequência aos espetáculos “Disseram que eu era japonesa” (2004 – CCBB) e “E eu disse:” (2007), Prêmio Rumos Dança Itaú Cultural.

A artista criou esta performance antes de ir pela primeira vez ao Japão, por isso, trabalhou com “um Japão imaginário, virtual, um tanto ficcional e lúdico”. Por outro lado, reconheceu que se aproxima do pensamento japonês através das práticas do Aikidô e do “Sokushin kokyu hô“ (Respiração pelas solas dos pés), da cultura pop, da literatura, do cinema, da internet e bem recentemente da língua japonesa.

A performance de dança foi criada especialmente para a exposição “Tokyogaqui”, a convite da curadora Christine Greiner, no contexto da comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, com apoio da Fundação Japão/São Paulo.

Solo de dança estreado em março de 2008, Exposição Tokyogaqui, SESC Avenida Paulista, São Paulo. Apresentações realizadas: Junho/2008 - Oficina Cultural Grande Otelo, Sorocaba; SESC Ribeirão Preto; Exposição Nipon - Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro. Setembro- Exposição Tokyogaqui - SESC Campinas e Teatro Usicultura/Usiminas, Ipatinga/MG, SESC Pompéia, no evento “Corpo Instalação 2008”, Festival PLAYREC de video dança, em Recife.

Apresentações programadas para 2010 no âmbito do projeto “Circulação e difusão da Companhia Flutuante”, prêmio Klauss Vianna 2009, nas cidades de Ipatinga/MG, Goiânia/GO, Manaus/AM e São Paulo/SP.

Serviço

Data: dia 23 de outubro, sábado
Horário: 17h
Censura Livre
Preço: contribuição voluntária
Local: teatro da Cia Pessoal do Faroeste
Alameda Cleveland, 677 - Campos Elíseos CEP: 01018-000 | São Paulo - SP
http://www.pessoaldofaroeste.com.br/sede.html
Telefone (11) 3362 8883

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Conheça um destino exclusivo com opções de pousadas diferenciadas

Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil Prepare-se para uma viagem de sonho em um destino exclusivo: Fernando de No...