25 de outubro de 2010

"Tsunami vs Terremoto" é a nova exposição de Thiago Cóstackz

Com a linguagem da arte pop, bom humor e irreverência, artista propõe o questionamento de temas polêmicos e de referências históricas, dentro de um roteiro expositivo composto por 40 obras inéditas e diversidade de formas; de 27 de outubro a 25 de novembro, no Shopping Center 3.


Criador do Museu de Arte Contemporânea Sustentável do Brasil, o primeiro do mundo no gênero, a ser inaugurado em Natal (RN) em 2011, com o apoio de artistas de mais de 30 países, o artista plástico e ambientalista potiguar Thiago Cóstackz, 26 anos, já começa a fazer história. De São Paulo à Praga, de Helsinque a Paris ou Nova Iorque, sua arte pop vem chamando a atenção. Temas como política, meio-ambiente, direitos humanos, astrobiologia, antropologia e física quântica ganham interpretações irreverentes e bem humoradas em suas obras, confeccionadas inteiramente a partir de matéria prima ecológica.


“A arte pop tem que estar nas ruas, acessível e interessante para atrair também as massas que não possuem relação com este universo”, explica Cóstackz, autor e ativista em vários projetos de inclusão social por meio de arte e cultura. Sua exposição realizada em 2009, no Shopping Center 3, na Av. Paulista, foi visitada por mais de 75 mil pessoas em apenas 40 dias. É neste mesmo endereço e com igual expectativa de impacto, que Cóstackz agora retorna para apresentar a inédita Tsunami vs Terremoto, a partir de 27 de outubro até 25 de novembro.


Tsunami vs Terremoto

O que rainhas, tsunamis, maçãs, Buda, cientistas, gosmas rosas e alienígenas têm em comum? É com esta pergunta inicial que o artista abre a mostra para instigar o visitante não a uma, mas a múltiplas respostas sobre o que significa ser um habitante no planeta terra em 2010 ou, numa linguagem metafórica, descobrir quem ou quais seriam os verdadeiros “tsunamis sociais”. “Charles Darwin, Lady Gaga, Stephen Hawking, um Santo ET, a tecnologia, ou uma savanização da Amazônia – abalo muito maior do que um Tsunami vs Terremoto?” indaga Cóstackz.

Em uma área de mais de 300 metros quadrados, totalmente projetada com materiais sustentáveis do piso ao teto, em parceria com Revestimentos Eliane, o artista traça um roteiro expositivo conduzido por diversidades de formas. Esculturas, pinturas, instalações, manifestos ambientais, body arts, vídeos, interferências em frascos de perfumes Donna Karan, entre outros elementos, se intercalam em módulos que reproduzem espaços palacianos do século XVII ou áreas futuristas com paredes “optical” do século XXI.


Em sua arte pop surrealista, além de muita ironia, Cóstackz privilegia as cores fluorescentes, puras, os contornos milimetricamente marcados, o uso exclusivo de madeira certificada, tinta não poluente a base de água, tecidos ecológicos e reciclados.


“Golden Queens”

Entre outras curiosidades que compõem a mostra Tsunami vs Terremoto, o módulo denominado “Golden Queens” retrata rainhas verdadeiras e míticas de diferentes épocas, na visão do artista mulheres muito à frente de seu tempo e nem sempre reconhecidas em seus verdadeiros legados. “De Teodora de Bizâncio a uma Drag Queen, nesta ala passado e presente se unem de forma divertida, para questionar valores e exemplificar rupturas, viradas sociais, choques culturais, provocações, feminismo, lutas contra todo o tipo de preconceito e por direitos humanos”, explica.

Junto às obras, legendas explicativas revelam trajetórias das “Golden Queens’, entre elas, Teodora de Bizâncio, a ex-prostituta que se casou com o imperador Constantino I nos anos 500 DC, e lutou por liberdades religiosas, descriminalização do aborto e do homossexualismo, entre outros direitos que à época conseguiu instituir. Após a exposição, a escultura feita em homenagem à rainha Teodora será leiloada em prol da campanha do câncer de mama, integrante do movimento mundial Outubro Rosa.

Outra eleita no panteão de Cóstackz e retratada em tela com moldura banhada a ouro é a imperatriz Amélie Leuchtenberg, neta de Napoleão e segunda esposa de D. Pedro I, a anfitriã de Charles Darwin no Brasil e que movimentou a Corte ao exigir saneamento básico, revisão de finanças e melhor tratamento aos escravos. O módulo se completa com Elizabeth I da Inglaterra; Emily Davison, a líder feminista do séc. XIX; Catarina, a Grande da Rússia; e Carmem Miranda, entre outras.

Com a sua irreverência que não dispensa o luxo, Cóstackz vem atraindo em seus projetos no Brasil ou no exterior apoios de peso, marcas nacionais e internacionais como Revestimentos Eliane, Donna Karan, MAC e Puma, entre outras.

Exposição “Tsunami vs Terremoto”

Período: de 27de outubro a 25 de novembro
Das 10h às 22h. Grátis
Local: Shopping Center 3
Endereço: Avenida Paulista, 2064 – Cerqueira César
Telefone: (11) 3285-2458
Abertura: dia 27 de outubro, quinta-feira, às 20h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Daniel realiza show especial “Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” na Vibra São Paulo

Apresentação contará com participação de Jéssica Reis, filha de João Paulo Texto: Redação Foto: Will Aleixo O cantor Daniel segue na estrada...