16 de dezembro de 2010

Estante Virtual promove “Natal Sem Fome de Leitura”

Nos dias 16 e 17 de dezembro, a cada livro comprado um livro será doado para instituições que trabalham com crianças e adolescentes

A Estante Virtual – portal que reúne o maior acervo de sebos do Brasil – realiza, nos próximos dias 16 e 17 de dezembro, a ação “Natal Sem Fome de Leitura”: para cada livro comprado no portal nesses dias, a Estante doará um livro infanto-juvenil. Serão contempladas cinco instituições, com atuação em todas as regiões do Brasil, que desenvolvem ações de democratização e incentivo à leitura com crianças e adolescentes. Para participar, a compra deve ser feita através do portal, em um dos livreiros que aceitam pagamento digital. A escolha dessa forma de pagamento digital é necessária para agilizar a confirmação do pagamento, critério que definirá a quantidade de livros a serem doados.

As instituições escolhidas para receber as doações são o Instituto da Criança, no Rio de Janeiro; Cirandar, em Porto Alegre ;Aldeias Infantis, de São Paulo; IDE – Instituto de Desenvolvimento da Educação, em Natal e Ação da Cidadania, em Belém.

“A ideia é ir na contramão do consumismo que gira em torno do Natal e promover um engajamento nacional para levar livros a um grande número de crianças que ainda não tem acesso à leitura. Por isso, estamos convocando todos os leitores para nos ajudar a divulgar esta ação e a materializar estantes repletas de histórias para crianças e adolescentes de todo o Brasil neste Natal”, convida André Garcia, criador do portal.

Estante Virtual: a revolução do comércio de livros seminovos no Brasil

A Estante Virtual, portal que foi ao ar em outubro de 2005 com apenas 18 sebos online, reúne hoje mais de 1,8 mil sebos e livreiros de todo o país, englobando um acervo de cerca de 7 milhões de livros catalogados online e 18 milhões de livros offline (total dos acervos físicos de todos os sebos participantes). Os leitores cadastrados já ultrapassam os 900 mil, e respondem por uma movimentação intensa: mais de 14 buscas por segundo nos horários de maior procura e 5 mil livros vendidos diariamente. Em paralelo, para atender a tanta procura, os livreiros mantém um ritmo acelerado de cadastramento de livros: a Estante cresce em média 25 mil livros por dia - o equivalente ao acervo de dois sebos inteiros.

Ao facilitar o acesso de leitores ao acervo de sebos, livreiros e até de outros internautas (todos os usuários do portal podem cadastrar livros para venda), o site criou uma grande rede de comercialização de livros alternativa às livrarias tradicionais e mesmo às virtuais. E isto vai muito além da venda de obras usadas e raras que alguns atribuem como papel dos sebos: nos sebos cadastrados na Estante, o leitor encontra também livros seminovos e até mesmo novos – comprados em pontas de estoque das editoras.

Além de um canal poderoso de venda, hoje responsável por mais da metade do faturamento total dos sebos cadastrados, a Estante Virtual atua também como agente de desenvolvimento de negócio, através de uma consultoria personalizada aos livreiros, que fornece orientações sobre as melhores práticas de venda online, renovação de acervos, precificação, controle de estoque, entre outras necessidades advindas do novo patamar que o setor alcançou após o sucesso do portal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Pressão alta tem aumento de incidência entre mais jovens e idosos

Especialista alerta que doença é silenciosa e destaca a importância da medição da pressão regularmente De acordo com dados do Ministério da ...