10 de dezembro de 2010

Novas gravuras e bate-papo no Choque Cultural


Choque Cultural promove lançamento de gravuras exclusivas de Samuel Casal e Stephan Doitschinoff, além de conversa com Felipe Lopez

Em novembro, a Choque Cultural agregou a casa vizinha ao seu QG, com foco em projetos educativos, na criação de uma biblioteca especializada em livros de arte urbana e contemporânea, realização de workshops e conversas com artistas e púbico, além da venda de obras a menos de R$ 5 mil.

Neste sábado, dia 11 de dezembro, às 15h, portanto, a Choque Cultural realiza uma conversa com o artista Felipe Lopez que vai discorrer sobre o processo criativo da exposição vigente, Obra de Construção, em cartaz até 23 de dezembro. Ele apresenta uma série inédita de colagens em que desconstrói fotografias impressas em etiquetas adesivas. Suas obras ganham e perdem volume enquanto retratam construções urbanas de bairros tradicionais de São Paulo, principalmente a Mooca. Sua ideia é usar as etiquetas como se fossem píxeis manuais, em que a fotografia é o objeto, o suporte e a linguagem. Nesta conversa, o paulistano Felipe Lopez fala também sobre como se transformou em Lomolopez (www.lomolopez.com) e sua experiência, em 2010, no Paraty em Foco - Festival Internacional de Fotografia, atualmente uma das maiores iniciativas culturais do país, ligadas à fotografia.

Além disso, o artista Stephan Doitschinoff lança uma edição especial de gravura. Doitschinoff, que integrou a exposição De dentro para fora/ De fora para dentro, no MASP, e foi eleito Artista Revelação de 2009 pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), apresenta a gravura sob título Céus Abertos, com tiragem de 100 exemplares produzidos em serigrafia. Dourada e com aplicações de preto e vermelho, foi feita em parceria com o Estúdio Elástico (serigrafia) e a Gráfica Fidalga (tipografia).

Trata-se da primeira gravura lançada pelo artista em três anos e representa uma caveira de ponta cabeça com a mandíbula virada em referência aos simbolismos estudados pelo artista, além de ser uma continuação da sua exposição CRAS, apresentada em abril no Acervo da Choque. Entre suas mais recentes atividades, o artista instalou a escultura A Mão nas imediações do Museu Afro-Brasil, no Ibirapuera, 1,80 metro de altura toda em cerâmica, com símbolos em baixo relevo – iniciativa do artista consolidada por meio do Prêmio Interações Estéticas em Pontos de Cultura, da Fundação Nacional das Artes e do Ministério da Cultura (MinC) do Governo Federal.

Em 18 de dezembro, às 15h, é a vez de Samuel Casal lançar seu Cordel from Hell. Samuel Casal é gaucho e conhecido por seu trabalho como ilustrador, gravurista e quadrinista no Brasil, na Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, Espanha e França. Sua experiência já lhe rendeu oito troféus HQMIX, sendo três deles como Melhor Ilustrador e outro como Melhor Roteiro, ao lado de Adriana Burnstein pelo “Prontuário 666 – Os Anos de Cárcere de Zé do Caixão” (Editora Conrad), história em quadrinhos que integra a trilogia do cineasta brasileiro José Mojica Marins.

Seu trabalho de ilustração, muitas vezes, remete esteticamente à técnica da gravura, apesar de ser concebido de forma digital, com vetores. “Quando percebi essa influência, resolvi percorrer o caminho inverso: aprender a técnica primitiva que origina esse resultado visual que eu busco digitalmente e aplicá-la de uma forma mais contemporânea”, conta Casal. A partir dessa idéia original, desenvolveu a série de 14 gravuras, sendo 20 exemplares de cada, intitulada Cordel from Hell. É um tributo à literatura de cordel nordestino, que utiliza as xilogravuras como ilustração e que, por muitas vezes, tem como tema embates religiosos e sobrenaturais. Clicando aqui, é possível ver o processo criativo dessa série.

Sábado, 11 de dezembro de 2010 @ Choque Cultural, às 15h
Conversa com Felipe Lopez
Lançamento da gravura Céus Abertos, de Stephan Doitschinoff

Sábado, 18 de dezembro de 2010 @ Choque Cultural, às 15h
Lançamento série Cordel from Hell, de Samuel Casal

Obra de Construção por Felipe Lopez @ Choque Cultural
De 4 a 23 de dezembro (a galeria reabre em 11 de janeiro de 2011)
Rua João Moura, 997 e 1001, Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3061-4051
www.choquecultural.com.br
galeria@choquecultural.com.br
Terça-feira a sábado, das 12h às 19h
Grátis
Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...