27 de dezembro de 2010

O Concerto


Escrito e dirigido pelo romeno Radu Mihaileanu (O Trem da Vida) “O Concerto” chega aos cinemas nesta sexta-feira, véspera de Natal.


O longa conta a história de Andreï Filipov (Alexei Guskov), o maior maestro da União Soviética na era comunista e diretor da célebre Orquestra de Bolshoï que foi afastado no auge de sua fama após recusar-se cortar os músicos judeus da orquestra, inclusive seu melhor amigo Sacha Grossman (Dmitry Nazarov). Trinta anos depois, ele ainda trabalha na Bolshoï, mas desta vez como um simples empregado da limpeza.

Uma noite, quando precisou ficar até tarde no Teatro, recebeu um fax endereçado à direção - um convite do conceituado Teatro de Châtelet para que a Orquestra de Bolshoï vá tocar em Paris, dentro de duas semanas, como uma substituição da Filarmônica de Angeles, que cancelou a apresentação. Subitamente Andreï tem uma ideia maluca: convocar os seus antigos companheiros, que hoje em dia vivem de pequenos trabalhos, como motoristas de táxi, comerciantes ilegais e até fornecedores de filmes pornôs, e dirigi-los em Paris, fazendo-os passar pela verdadeira orquestra de Bolshoï. O maestro escolhe para a apresentação o Concerto de Tchaikovsky, sua obsessão desde 30 anos atrás. A busca doentia pela harmonia perfeita, mas uma apresentação que nunca pode ser concluída.

Começa então a corrida contra o tempo para convidar e reunir os músicos, tirar passaportes, vistos, organizar transporte, a recepção em Paris e ainda algumas reuniões para acertar os detalhes. Essa jornada também é acompanhada pela prestigiada solista Anne-Marie Jacquet (Mélanie Laurent), como convidada especial. O objetivo do grupo é o mesmo, mas cada personagem tem um anseio próprio nesta viagem à cidade luz. E devido às confusões em que todos se metem, não conseguem ensaiar uma única vez, o que leva Anne-Marie a desistir da apresentação. Andreï e Sacha então precisam reunir novamente todos os músicos e convencer Anne-Marie da importância desta noite.

Numa mistura de drama e comédia, o filme é uma verdadeira e emocionante homenagem à música. A comovente e bem explorada história dos personagens, a perseguição aos judeus e a perfeita harmonia do Concerto de Tchaikovsky arranca lágrimas até mesmo de quem não conhecia nada de música clássica (como essa jornalista que vos escreve).

“O Concerto” foi indicado a quatro prêmios César (ganhou os de Som e Trilha Sonora) e ao Globo de Ouro de Melhor Filme em língua estrangeira.

Por Gabriela Benício

Um comentário:

Ultima Postagem

Conheça um destino exclusivo com opções de pousadas diferenciadas

Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil Prepare-se para uma viagem de sonho em um destino exclusivo: Fernando de No...