28 de março de 2011

Filme: Amor?



Amor?

Texto: Fabiola Mininel

O documentário de João Jardim retrata histórias de relacionamentos amorosos, mas que com o passar do tempo se mostraram de alguma forma agressivos. Em comum, todos os entrevistados têm em seus casos sentimentos que misturam paixão e violência.

A principal questão levantada por “Amor?”, como o próprio título sugere, é se essas narrativas são mesmo histórias de amor, já que envolvem brutalidade.

O longa nos leva a pensar que relações assim podem ser vistas como doentias. Uma doença que envolve ambas as partes, tanto o agressor como quem é agredido.

Gravados por atores, os depoimentos verdadeiros são contados sequencialmente, intercalados com uma ou outra cena (classificadas pelo diretor como imagens poéticas), o que deixa o documentário com ar de ficção.

E, apesar de o filme ter sido encenado por atores, para preservar a identidade das pessoas, o que chama a atenção é a maneira como eles entraram nessas vidas. A maneira com as histórias são contadas é muito real, expressivo, bem bacana.

Não há pudor em contar determinados detalhes, como de relações sexuais, nem ao falar sobre o uso excessivo de drogas que alguns “personagens” faziam.

Entre casais hetero e homossexuais, e até mesmo em relação de pai e filha, todos demonstraram praticamente os mesmos sentimentos, uma mistura de amor, ódio, ciúme, possessão.

Este longa faz o espectador refletir se relações como essas realmente valem a pena e o que elas podem trazer de bom para quem está envolvido. E qual a explicação de pessoas continuarem ao lado de parceiros, que as agridem e as fazem sofrer com tanta crueldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

FESEC abre inscrições para curso de jurados do Carnaval

Capacitação busca padronizar julgamento dos desfiles em São Paulo No coração da Luz, em São Paulo, um grupo de especialistas do samba se reu...