30 de março de 2011

Marcelo Coelho e o Saxofonista Argentino Rodrigo Domingues lançam paralelas


Dois saxofones, baixo acústico e bateria. Essa é a formação do MC&RD 4teto, grupo liderado pelo saxofonista Marcelo Coelho, que acaba de lançar o cd Paralelas. Nesse trabalho, Marcelo toca ao lado do também saxofonista, Rodrigo Dominguez, da Argentina. O cd apresenta composições inéditas dos dois músicos, e tem uma sonoridade que é resultado das influências da música erudita, do jazz, da música brasileira e argentina. Casa Del Rio, Bestia Flor, Sono, Suye, Lechuza, Piel e Stravinskyando formam o repertório do cd.

Os saxofonistas se conheceram durante o 9º. Festival de Jazz de La Plata, em 2007 na Argentina. Considerados músicos de vanguarda nos respectivos países, os saxofonistas perceberam a sincronicidade no processo de criação musical. Desde então, surgiu a ideia de se criar uma parceria musical, o que resultou em um grupo de música instrumental de vanguarda sul americano. Assim surgiu o Marcelo Coelho & Rodrigo Dominguez Quarteto.

Em 2008, o MC&RD 4teto fez uma turnê pelo Brasil e Argentina. Durante o concerto no programa Jazzologia realizado no Teatro San Martin em Buenos Aires, Marcelo Coelho e Rodrigo Dominguez foram homenageados com uma Carta de Distinção pelo Ministério de Cultura de la Ciudad de Buenos Aires em função da colaboração cultural entre ambos os países em prol da música improvisada de vanguarda.

Com mestrado em Jazz Performance pela University of Miami e doutorado em composição pela Unicamp, Marcelo Coelho atualmente desenvolve seu trabalho de criação no departamento de Música da USP, através do laboratório de composição e improvisação, tema do seu projeto de pós-doutorado. Toda sua busca acadêmica gira em torno da aplicação de uma perspectiva interdisciplinar ao universo da composição e performance musical, uma tendência que vem se manifestando em todas as áreas do conhecimento humano, e que Marcelo busca atualizar no campo da música.

Acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Conheça um destino exclusivo com opções de pousadas diferenciadas

Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil Prepare-se para uma viagem de sonho em um destino exclusivo: Fernando de No...