12 de junho de 2011

Caneta, Lente & Pincel


Exposição inédita une ideias a obras de arte

A Casa Benet Domingo, residência do artista catalão que nos anos 50 foi o responsável pela cenografia do Carnaval carioca e inaugurou um estilo de trabalho próprio, irá sediar, durante o mês de junho, uma série de eventos que começa com a exposição do Projeto Caneta, Lente & Pincel.

O nome da exposição veio do site, já batizado como Caneta, Lente & Pincel (www.canetalentepincel.blogspot.com) que busca unir literatura a diversas outras formas de manifestação artística e apresenta produções inéditas e resultantes do conceito dado por um escritor e da concretização da ideia por um artista plástico, fotógrafo ou cartunista.

A exposição mostra obras de duplas como a escritora Deborah Geller e o fotógrafo Marcos Sêmola, de André Calazans, escritor e editor, em parceria com o desenhista Johandson Rezende, de Pilar Domingo com Maíra Fernandes de Melo, roteirista e escritora e textos do escritor Renato Amado com o fotógrafo Rudy Trindade. A regra é sempre unir dois artistas com ideias complementares para a criação de uma obra.

Durante a exposição, serão realizados eventos paralelos em celebração aos dois anos de projeto. Na sexta feira, dia 17, acontece um sarau festivo e, na data de encerramento da exposição, dia 30, o pré-lançamento de um livro com obras selecionadas do site Caneta, Lente & Pincel. O livro vai trazer textos, ilustrações, fotografias e, num CD anexo, conteúdo audiovisual, uma vez que o site também conta com videoarte, animação e música experimental.

O Sarau será nos moldes do encontro mensal já realizado pelos organizadores do evento. A participação é aberta a todos que queiram levar uma obra de arte para servir de tema em um próximo encontro, assim como os participantes levam textos inspirados na obra vencedora do último encontro do Grupo, neste caso de Pacha Urbano. Com o objetivo de deixar os saraus mais dinâmicos, os textos têm que seguir um determinado formato. No último, foram haicais. No sarau do dia 17 de junho, serão slogans.

O livro, organizado pelo idealizador do projeto, Renato Amado, conta com obras selecionadas do site, prefácio de Carola Saavedra e contracapa de Arnaldo Branco. A publicação traz, além da participação de artistas fixos do site, a colaboração de alguns dos diversos convidados que todos os meses enriquecem o projeto, como o quadrinista e pintor André Dahmer e o escritor Reginaldo Pujol Filho.

Serviço

Caneta, Lente & Pincel
Exposição, sarau, pré-lançamento do livro com o mesmo nome
Casa Benet Domingo
Av. São Sebastião, 135 Urca, Rio de Janeiro
21-22 95 11 75

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Conheça um destino exclusivo com opções de pousadas diferenciadas

Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil Prepare-se para uma viagem de sonho em um destino exclusivo: Fernando de No...