12 de junho de 2011

Martinho da Vila lança CD/DVD "Lambendo a Cria"


Foto: Taiz Dering

Em sua abrangente carreira, Martinho da Vila tem investido em projetos conceituais e o  CD “Lambendo a Cria”  não podia ser diferente já que nasceu como uma homenagem ao grupo de instrumentistas e vocalistas que o acompanham há anos e que ele intitula carinhosamente como “minha família musical”. 

Trata-se de uma celebração no estúdio, uma ação entre amigos que se estendeu aos filhos: Analimar, Mart’nália, Juju Ferreira, Tunico Ferreira e Maira Freitas. O repertório do show reproduz as faixas do CD que traz novidades alternando músicas inéditas ou não registradas em discos de Martinho – além de algumas esquecidas em sua discografia produzida em mais de quatro décadas de carreira que fazem dele um dos poucos artistas brasileiros que por tanto tempo continua criando e produzindo. Prova disso é que Martinho é o único  sambista brasileiro a receber um "Disco de Diamante" pela marca de 1 milhão e setecentas cópias vendidas do CD "Tá Delícia Tá Gostoso".

Na abertura do espetáculo Martinho  entra no palco cantarolando sozinho e em seguida  chama o violonista Gabriel de Aquino para interpretar “Todos os sentidos” (Martinho da Vila). Em duo com a filha Maíra Freitas ele canta “Jobiniando” (parceria de Martinho com Ivan Lins), lançada num tributo ao maestro Tom Jobim.

Descobre-se a cortina e surge a banda Família Musical  apresentando uma versão  instrumental da canção que batiza o CD “Lambendo a Cria” (Martinho da Vila). O repertório também traz  “Linha do ão” (Martinho da Vila) e  “Na minha veia”, (parceria dele com Zé Catimba), essa ganha pela primeira vez uma interpretação dele já que anteriormente entregara para a cantora Simone gravar em primeira mão. Em seguida é a vez de Martinho cantar “Agradeço à vida”, versão do  próprio para o clássico da chilena Violeta Parra - que ficou famosa na voz da cantora argentina Mercedes Sosa –  que ganhou dele uma levada de samba em “ritmo de Mercosul”.

Em duo com a  filha, Juju, o artista interpretará “O amor da gente” (Martinho e Roque Ferreira) e “Casa de Bamba”, de sua própria lavra. Ao lado do filho, Tunico, cantará “Cuca Maluca” (Ovídio Britto) e “Vivo para sentir seu prazer” (Tunico Ferreira). Com sua generosidade habitual Martinho sairá de cena e dividirá o palco com os integrantes de sua banda: Claudio Jorge cantará de sua autoria “Volante com cachaça”; Wanderson  interpretará  “Melô do Xavier” (parceria dele com Martinho).

No espetáculo, Martinho da Vila também homenageará a compositora  Dona Ivone Lara, interpretando a canção “Lara”, composta em parceria com Zé Catimba especialmente para a grande dama do samba.
No encerramento do show, retoma o samba-enredo do carnaval 2010 da Vila Isabel que festejou o centenário de nascimento do compositor Noel Rosa, cantando “Noel – a presença do poeta”.

Produtor, pesquisador da cultura popular brasileira e africana, Martinho é também  autor de nove livros, entre ficção, infantil, documental, e no prelo “Palavra de Sambista”, que lançará esse ano.

O DVD:
O material em DVD traz, além das 14 faixas musicais presentes no CD, o making of “Família Musical”, galeria de fotos, sendo dividido em duas partes: “Estúdio” (com sete números gravados e imagens filmadas posteriormente) e “Roda de Samba” (mais sete sambas, com áudio ao vivo). As mídias têm em seu DNA um forte clima de celebração e participações dos filhos do cantor. No CD, Martinho optou por incluir as versões de estúdio, com maior qualidade técnica. São 14 faixas (mais duas de bônus) apresentadas em sequencia diferente do DVD.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Daniel realiza show especial “Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” na Vibra São Paulo

Apresentação contará com participação de Jéssica Reis, filha de João Paulo Texto: Redação Foto: Will Aleixo O cantor Daniel segue na estrada...