30 de novembro de 2011

Central Galeria de Arte Contemporânea faz série de exposições e debates, a partir de 3 de dezembro



Artistas da galeria mostram suas obras e batem papo com pesquisadores e público

A Central Galeria de Arte Contemporânea promove temporada de exposições e debates com a presença de artistas e convidados, a partir do dia 3 de dezembro, em seu endereço em São Paulo - av. Rebouças 1.544. Os encontros acontecem sempre aos sábados, das 11h às 13h, até o dia 11 de fevereiro de 2012. A entrada é gratuita.

A cada semana, Wagner Lungov, dono da Central Galeria, recebe uma dupla de artistas e um pesquisador, para falar sobre arte. Os temas de cada encontro se relacionam, direta ou indiretamente, com as obras expostas. Durante os encontros, o público poderá conferir desde os objetos de bronze de Sidney Amaral até as telas de Bartolomeo Gelpi.

Antes do bate-papo, um brunch será servido no primeiro piso da galeria, às 11h, oferecendo uma oportunidade para os visitantes apreciarem as obras expostas.

Confira abaixo a programação completa:

Exposição e debate: Espiritualidade na arte
Dia 03/12, sábado, das 11h às 13h. GRÁTIS.
Artistas: Bartolomeo Gelpi e Tiago Judas

Convidado
Vinicius Spricigo, pesquisador do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia da PUC-SP, instituição na qual realiza seu estágio de pós-doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica. Doutor pela ECA-USP, foi pesquisador visitante no Royal College of Art (Londres, 2007) e pesquisador convidado no Projeto Global Art and the Museum (ZKM/Karlsruhe, 2009).

Exposição e debate: Pulsões
Dia 10/12, sábado, das 11h às 13h. GRÁTIS.
Artistas: Sidney Amaral e Tatiana Cavinato

Convidada
Malena Segura Contrera, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, pós-doutora em Comunicação pela UFRJ e professora titular do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura Midiática da UNIP. Líder do Grupo de Pesquisa em Mídia e Estudos do Imaginário (UNIP) desde 2004 e pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (PUC/SP) desde 1992. Professora convidada da Universidad Autónoma de Barcelona e da Universidad Playa Ancha, do Chile.

Exposição e debate: Vanitas
Dia 17/12, das 11h às 13h. GRÁTIS.
Artistas: Antonio Dorta e Ricardo Villa

Convidado
Diogo Andrade Bornhausen, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, Especialista em Sócio-psicologia (FESPSP). Associado à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e ao Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (CISC), no qual é também membro da diretoria administrativa e participante da comissão de eventos e editais. Atua, principalmente, nas áreas da Teoria da Imagem, Teoria da Mídia e Semiótica da Cultura.

Exposição e debate: Natureza
Dia 14/01, das 11h às 13h. GRÁTIS.
Artistas: Filipe Berndt e Anaísa Franco

Convidada
Ana Letícia Fialho, diplomada em Direito pela UFRGS, obteve seu título de mestre em Gestão Cultural na Université de Lyon II e de doutor em Ciência das Artes e da Linguagem na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Durante sua formação acadêmica, foi também pesquisadora-visitante do Departamento de Sociologia da New School for Social Research, em Nova York, em 2003. Além de suas atividades acadêmicas, trabalha como gestora cultural desde o final dos anos 90. Foi assistente do curador Frederico Morais na I Bienal do Mercosul (1997), coordenadora de projetos na Fundação Iberê Camargo (1999-2000), gerente das galerias Latincollector (2003) e Gabinete de Arte Rachel Arnaud (2006-2007), gerente executiva do programa Cinema do Brasil (2007-2010) e curadora executiva do Fórum Permanente (2007-2011)

Exposição e debate: Novos saberes
Dia 21/01, das 11h às 13h. GRÁTIS.
Artistas: Alexis Iglesias e Fernanda Trevellin

Convidado
Stelio Alessandro Marras, professor-pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros da USP e pesquisador do Centro de Estudos Ameríndios (Cesta-USP). Graduado em Ciências Sociais pela FFLCH/USP, mestre em Antropologia Social pela FFLCH/USP e doutor em Antropologia Social pela FFLCH/USP. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em antropologia da ciência e da tecnologia, antropologia da modernidade, antropologia da doença e da cura, darwinismo, etnografia em laboratórios, pensamento social brasileiro.

Exposição e debate: Arte como representação da arte
Dia 04/02, das 11h às 13h. GRÁTIS.
Artistas: Pedro Cappeletti e Marcela Tiboni

Convidado
Gilberto Mariotti, graduado em Artes Plásticas pela FAAP, é  mestre em Poéticas Visuais pela ECA-USP. Suas exposições individuais se realizaram no Centro Universitário Maria Antônia em 2006, na Galeria Luisa Strina em 2004, e no Paço das Artes em 2001. Dentre as mostras coletivas estão Contrabando, 2006, Desenhos: A-Z, 2005, e Panorama da Arte Brasileira, 2001. Fez parte do Topicalidade, grupo de estudos pertencente ao programa de pós-graduação da ECA, do coletivo Delenguaamano, e do grupo de críticos do Centro Cultural São Paulo. Tem atuado como educador em instituições ligadas à ação cultural e setores educativos de museus desde 1998.

Exposição e debate: Memórias
Dia 11/02, das 11h às 13h.
Artistas: Fernanda Rappa e Reynaldo Candia

Convidado
Norval Baitello Junior, professor de teoria da mídia, comunicação e estudos culturais da PUC/SP e diretor do Centro Interdisciplinar de Cultura e Mídia (CISC). Professor visitante da Universidade de Viena, da Universidade de Sevilla, da Universidade Autônoma de Barcelona e da Universidade de São Petersburgo. Coordenador da Faculdade de Comunicação e Filosofia de 1997-2001, ele criou os cursos de Comunicação e artes do corpo e Comunicação em multimídia.


Ciclo de exposições e debates | Central Galeria de Arte Contemporânea
Período: de 3/12/2011 a 11/02/2012, sábados, das 11h às 13h. GRÁTIS.
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 11h às 19; sábados, das 11h às 18h.
Endereço: Central Galeria de Arte Contemporânea, Avenida Rebouças, 1.545 (esquina com a Rua João Moura, entrada pela Avenida Rebouças), tel. 2613 0575, São Paulo.
www.centralgaleriadearte.com | info@centralgaleriadearte.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Pressão alta tem aumento de incidência entre mais jovens e idosos

Especialista alerta que doença é silenciosa e destaca a importância da medição da pressão regularmente De acordo com dados do Ministério da ...