29 de junho de 2012

Sucesso prorroga mais uma vez a temporada de “Nise da Silveira – Senhora das Imagens”



Peça multimídia revela ao grande público a história de uma das mulheres mais importantes do século XX: Nise da Silveira,  médica psiquiatra  alagoana que revolucionou o tratamento da esquizofrenia   ao implantar ateliês de pintura em hospitais psiquiátricos.

A partir de 17 de maio, as sessões passam a acontecer  as quintas e sextas-feiras no Teatro Eva Herz

"Raras vezes me emocionei tanto vendo um espetáculo teatral." GRACINDO JÚNIOR – Ator e diretor

A peça NISE DA SILVEIRA – SENHORA DAS IMAGENS repete o sucesso feito no Rio de Janeiro, Brasília, Alagoas e Espírito Santo e prorroga pela terceira vez a temporada em São Paulo até o dia 27 de julho. A partir do dia 17 de maio, as sessões, antes as quartas e quintas-feiras, passam a acontecer as quintas e sextas-feiras às 21h. ( Até 10 de maio as sessões acontecem as quartas e quintas-feiras, às 21h)

Criado pela Essencial Cia. de Teatro, o espetáculo tem direção e dramaturgia de Daniel Lobo (Prêmio APCA com o espetáculo “O menino detrás das nuvens”), atuação solo de Mariana Terra, coreografias da bailarina Ana Botafogo e trilha sonora inédita do pianista João Carlos Assis Brasil.

Em cena, participações especiais do poeta e crítico de arte Ferreira Gullar (em vídeo), do ator Carlos Vereza, cuja voz, ouvida em off, dá vida ao psicanalista Carl Gustav Jung (que, inclusive, visitou o Museu de Imagens do Inconsciente, instituição criada por Nise da Silveira), importante referência na vida da psiquiatra e de José Celso Martinez Corrêa, admirador de longa data da psiquiatra. “Procuramos fazer do espetáculo um grande caleidoscópio, assim como era o trabalho da própria Nise”, conta Daniel Lobo.

Nise da Silveira – Senhora das Imagens une teatro, dança, música, projeção de imagens e pantomima para revelar ao grande público a história de uma das mulheres mais importantes do século XX: Nise da Silveira,  médica psiquiatra alagoana que virou referência no tratamento da esquizofrenia no Brasil ao implantar ateliês de pintura em hospitais psiquiátricos, contrapondo-se aos polêmicos tratamentos com eletrochoque aplicados nos pacientes, tipo de método vigente na época.

A peça apresenta um painel dos acontecimentos marcantes na vida da psiquiatra. Fatos como a chegada ao Rio de Janeiro, em 1927, a amizade com Manuel Bandeira, a prisão no governo Getúlio Vargas, a aproximação com o escritor Graciliano Ramos e a relação com o psicanalista Carl G. Jung, estão na narrativa que culmina na consagração internacional das obras criadas por seus pacientes.

A partir dos trabalhos artísticos surgidos desse processo, Nise iniciou um estudo profundo das expressões simbólicas das pinturas para penetrar no universo do inconsciente de cada um deles, o que, talvez, tenha sido o seu grande trunfo. “A força daquela mulher  revolucionou a psiquiatria através da arte e de um processo mais humanitário de cura, de um olhar para o seu semelhante, que não fosse um olhar tão duro, um olhar tão científico, mas um olhar de amor ao próximo”, explica o diretor Daniel Lobo.

A temporada paulista celebra os 60 anos do Museu de Imagens do Inconsciente, criado pela psicanalista Nise da Silveira e que teve origem nos ateliês de pintura e de modelagem da Seção de Terapêutica Ocupacional do Centro Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro, em 1946.

Serviço

Nise da Silveira – Senhora das Imagens

Local: Teatro Eva Herz - Livraria Cultura | Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2.073 - Bela Vista - São Paulo/SP

Temporada: de 17 de maio até 27 de julho de 2012, Quintas e Sextas - feiras, às 21h

Até 10 de maio sessões as quartas e quintas-feiras, às 21h.

Fone bilheteria: 11 3170-4059 Site: www.teatroevaherz.com.br e www.ingresso.com

Capacidade: 168 lugares (Quatro espaços para cadeirantes) Duração: 1h30 min

Classificação: a partir de 16 anos

Ingresso: R$50,00. Meia-entrada para estudantes, idosos, professores da rede pública de ensino e portadores de necessidades especiais

Horário de atendimento da bilheteria: de Terça a sábado: das 14h às 21h e domingos: das 12h às 19h

Acesso para deficientes/Banheiro para deficientes/Ar condicionado/Aceita todos os cartões/Não aceita pagamento em cheque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

FESEC abre inscrições para curso de jurados do Carnaval

Capacitação busca padronizar julgamento dos desfiles em São Paulo No coração da Luz, em São Paulo, um grupo de especialistas do samba se reu...