17 de setembro de 2012

Nesta terça-feira, editora Peixe Grande lança O Vira Lata, na Matilha Cultural



O Vira Lata, de Paulo Garfunkel e Libero Malavoglia ganha lançamento na terça na Matilha Cultural, no Centro de São Paulo

Nesta terça-feira, 18 de setembro, das 19 as 22 horas, acontecerá o lançamento do livro O Vira Lata, de Paulo Garfunkel  e Libero Malavoglia, na Matilha Cultural, localizada na Rua Rego Freitas, nº 542 - Centro.

O Vira Lata nasceu como uma edição para as bancas da Revista Animal e foi parar no presídio do Carandiru pelas mãos do médico e escritor Drauzio Varella. As revistas foram um sucesso absoluto e suas sete edições publicadas em 1993 e 2000 com tiragem de 10 mil exemplares cada, foram distribuídas gratuitamente no presídio, com o patrocínio da UNIP – Universidade Paulista. Hoje, os gibis são objetos de estudos e peças de colecionador.

O novo lançamento da Editora Peixe Grande traz um volume inédito reunindo, pela primeira vez, todas as histórias do Vira Lata, que por abordar assuntos considerados tabu para a época: sexo e drogas o personagem ganhou repercussão entre os detentos da antiga e demolida penitenciária que marcou história em São Paulo.

Com 440 páginas, o livro reúne a graphic novel que deu origem à série (publicada no oitavo e último número da revista Grandes Aventuras Animal) mais as 7 edições que foram produzidas para os detentos e a história inédita “Na Amazônia”, também realizada especialmente  para o Carandiru, e que  não chegou a ser impressa. A obra também traz um encarte com 16 páginas (viralata news)  contando a história da publicação.

Criada por Paulo Garfunkel e desenhada por Libero Malavoglia. O Vira Lata é um samurai urbano, mestre em artes marciais e praticante do candomblé que circula na marginália paulistana. É um homem do povo, símbolo da miscigenação, criado nas ruas, que traz a sexualidade à flor da pele e é um verdadeiro cão com alma de gato.
Sua linguagem direta e objetiva chamou a atenção do Dr. Drauzio Varella, que desenvolvia um trabalho de prevenção à Aids e, após um encontro com o autor, recebeu adaptações assimilando os códigos ético, estético e moral dos detentos e num contexto de erotismo e ação, a mensagem profilática foi passada de maneira prática e  eficaz, introduzindo assim, O Vira Lata na Casa de Detenção.

Graficamente o livro apresenta, em sequências cinematográficas, cenas declaradamente destiladas das obras de Hugo Pratt, Milo Manara, Guido Crepax, Frank Miller, Moebius, Serpieri e do clássico mangá Lobo Solitário, de Kazuo Koike e Goseki Kojima.

Com seu desenho preciso - que vai evoluindo e se aprimorando no decorrer dos 9 episódios - Libero Malavoglia apresenta, num traço sofisticado, cenas vigorosas, imaginativas e extremamente eróticas. Raramente no universo dos contundentes e estimulantes quadrinhos de sexo, produzidos no Brasil se atingiu o nível de torridez e clareza das cenas explícitas dos gibis. 

Indicado para maiores de 18 anos, O Vira Lata é, acima de tudo, uma obra de aventuras com roteiros fortes, ambientados no suspeito universo marginal e que devido à sua qualidade, acabou se tornando um exemplo bem sucedido da aplicação de história em quadrinhos como material didático de fácil assimilação, até mesmo para uma população pouco habituada a leitura.


SERVIÇO:

O Vira Lata - História em quadrinhos policial adulto
Lançamento: 18 de setembro
Horário: das 19 as 22 horas
Local: Matilha Cultural
Endereço: R. Rego Freitas, nº 542 - Centro
Infornações: (11) 3256-2636
* O Vira Lata  (Editora Peixe Grande)
440 páginas de miolo em preto e branco em Papel off-set 90 gramas
Capa  4 cores com orelha em papel supremo
Preço de Capa: R$ 69,00                                                                             
Formato 17cm X 24cm
ISBN: 978-85-89601-30-6 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Chevrolet Montana 2026 consolida presença no segmento de picapes no Brasil

Linha conta com cinco versões, todas equipadas com motor turbo com 141 cavalos de potência Texto: Sérgio Dias Fotos: Sérgio Dias A linha  Ch...