15 de abril de 2013

Marcelo Fruet & Os Cozinheiros



“Gosto de vê-lo como um roqueiro que faz música brasileira (ou, o que, um dia, se convencionou chamar de MPB). A densidade e a melancolia de sua música, porém, também me remete ao pop argentino contemporâneo, com um ar de Kevin Johansen – e, de volta ao Brasil, mas não muito, exala muito da poesia rigorosa de Vitor Ramil, perpassa o Caetano nos tempos em que andava inspirado, e deságua na MPB pré-trilha-sonora-de-bar, que tem Lenine como o último baluarte,” Marcelo Ferla.

Nascido em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Marcelo Fruet é produtor musical, compositor popular, canta, toca violão e faz gravações em seu modesto atelier. Acostumado a produzir discos de outros artistas e criar trilhas sonoras para a TV e o cinema, o gaúcho demonstra habilidades que vão além da criação e interpretação musical: produz, grava e mixa pessoalmente seus discos.

O cardápio musical de Marcelo Fruet & Os Cozinheiros serve porções generosas de MPB - sabor tropicalista - acompanhadas por um molho roqueiro especial e se aproveita da doçura picante do jazz para a sobremesa. Quem vai ao show pode esperar uma diversidade poética e musical, refinada na medida certa para emocionar até mesmo os que desconhecem completamente sua obra. A aproximação de estilos sulistas (como o tango e a milonga) e estilos tropicais (como o samba e a bossa-nova), revela um artista contemporâneo que converge experiências musicais sutis em resultados estéticos interessantes.

Junto com sua banda, possui dois discos gravados: o novíssimo AIÓN - que foi lançado no Japão em 2012 e ganha edição nacional em 2013 - e O Som Do Fim Ou Tanto Faz, de 2007. Marcelo sobe ao palco acompanhado de seu fiéis cozinheiros Nicola Spolidoro (guitarra), Leonardo “Brawl” (baixo), André Lucciano (bateria) e Lúcio Chachamovich (violões).

Figura notória no Rio Grande do Sul, Fruet já teve música tocada no Big Brother Brasil 7, recebeu quatro Prêmios Açorianos de Música e um troféu de Melhor Música Original no Festival de Gramado. Este ano, foi indicado ao prêmio Açoriano (o mais importante de seu estado) mais uma vez, com o novo disco, Aión. Foi o único artista do estado do RS selecionado para participar do Festival Música Pra Todo Mundo, promovido pela Oi Música. Em 2011 tocou no festival Brasil Rural Contemporâneo, ao lado de artistas como Gilberto Gil, Otto e Monobloco.  Também foi um dos únicos artistas da nova geração que integrou o show de 30 anos do movimento da MPG (música popular gaúcha), ao lado de renomados compositores conterrâneos, como Bebeto Alves e Nelson Coelho de Castro.

Depois da turnê no Japão, é a vez do álbum ser lançado no Brasil e nos EUA

O trabalho inédito de Marcelo Fruet & Os Cozinheiros, intitulado “AIÓN” - que foi primeiramente lançado no Japão -  estreou ao vivo em Porto Alegre/RS em novembro de 2012 e se prepara para ascender nacionalmente em 2013. O disco teve uma repercussão instantânea nos veículos de comunicação do RS, recebendo elogios de diversos formadores de opinião, como Marcelo Ferla, Juarez Fonseca, Júlio Fürst, Roger Lerina, Ruy Carlos Ostterman e Célia Ribeiro. O prato dos cozinheiros saiu do forno agora e já entrou para algumas listas de Melhores Discos do Ano 2012, como a do Jornal Zero Hora e do site Embrulhador.com, ao lado de nomes como Bob Dylan, Caetano Veloso, Tulipa Ruiz e Leonard Cohen. Em 2013, o álbum chegará aos EUA e terá lançamento nacional no Brasil.

A expressão “AIÓN”, oriunda da Grécia antiga, é usada para se referir a um tempo diferente do cronológico, que não pode ser medido pela quantidade, mas pela qualidade. O design gráfico do álbum criado por Índio San, por outro lado, tem inspiração na física - representação gráfica de um olho geralmente usada para descrever o posicionamento do sujeito que enxerga uma determinada imagem em um esquema ótico. É dessa forma que Marcelo Fruet apresenta os dois eixos centrais que movem seu trabalho musical: tempo e ilusão. Não por acaso, o disco foi lançado primeiro no Japão, onde o tempo começa antes, no dia de amanhã, em relação ao Brasil. Contrariando a lógica, o disco “AIÓN” nasceu no futuro e de cabeça para baixo.

Disco: AIÓN 
Lançamento: 2012/2013
Artista: Marcelo Fruet & Os Cozinheiros
Selo: Fruet Music
Distribuição: Tratore
Preço médio:
álbum físico - R$ 29,00 (lojas do ramo) 
álbum virtual – U$ 9,99  (Itunes Store)
Links:

Site Oficial - www.cozinhandomusica.com
You Tube - www.youtube.com/cozinhandomusica
Facebook - www.facebook.com/cozinhandomusicapage
Soundcloud - www.soundcloud.com/cozinhandomusica 
Loja Virtual - http://www.fruetmusic.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Já é tempo de planejar as férias com o seu pet

Garantir uma experiência segura e livre de preocupações durante os períodos fora de casa é fundamental Texto:  Sérgio Dias Fotos: Pixabay Qu...