24 de maio de 2013

Telecurso comemora 35 anos de sua primeira exibição



Na cerimônia será lançado o livro sobre a metodologia que já formou mais de seis milhões de estudantes

Há 35 anos, um programa de TV que surgiu para levar escolaridade básica a quem precisava concluir os estudos ia ao ar na televisão brasileira pela primeira vez. Era o Telecurso, que há 20 anos chegou às salas de aula e se tornou metodologia reconhecida pelo Ministério da Educação e adotada por governos, empresas e instituições do Terceiro Setor.

Para celebrar essas datas, estudantes, professores, autores, consultores, parceiros, artistas, autoridades e educadores de todo o país vão se reunir no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no próximo dia 27 de maio, a partir das 18h.

Estarão presentes o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, e governadores e ex-governadores de estados que adotam ou já adotaram o Telecurso.

Neste dia, será lançado o livro “Incluir para transformar - Metodologia Telessala em cinco movimentos”. A obra apresenta a metodologia, os pensadores que a inspiraram e a sua prática em sala de aula, levando os leitores a refletirem sobre os desafios da educação no país.

A cerimônia, que será transmitida via internet, mostrará a história do Telecurso por meio de vídeos, depoimentos e apresentações artísticas. Na entrada do teatro, haverá também uma feira/exposição na qual os estudantes e professores vão apresentar os cinco grandes temas que resumem a história do Telecurso: tempo/história, TV e tecnologias, currículo, metodologia e qualidade/resultados.

Na tarde do dia 27, ainda dentro das comemorações, será realizado o seminário “O prazer de aprender”, com os painéis “50 anos de Angicos”, sobre a experiência de alfabetização feita por Paulo Freire no Rio Grande do Norte em 1963; e “O prazer de aprender”, que terá a presença de um dos pensadores que inspiraram a metodologia do Telecurso, o professor Moacir Gadotti.

O Telecurso é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Pressão alta tem aumento de incidência entre mais jovens e idosos

Especialista alerta que doença é silenciosa e destaca a importância da medição da pressão regularmente De acordo com dados do Ministério da ...