18 de junho de 2013

Zipper Galeria inaugura coletiva com os novos artistas


Exposição conta com trabalhos de artistas do Brasil, Colômbia, Líbano, México e Portugal

No dia 22 de junho, das 12h às 17h, a Zipper Galeria promove a abertura da exposição “Bem-vindos”, coletiva que apresenta os artistas que acabam de integrar o time de representados da galeria: Adriana Duque (Colômbia), Camille Kashani (Líbano), Daniel Escobar (Brasil), Marcelo Amorim (Brasil), Ricardo Rendón (México) e Rodrigo Oliveira (Portugal). A exposição, com curadoria de Paula Braga, permanece em cartaz até 03 de agosto.

“Bem-vindos”, por Paula Braga

Em junho, a Zipper apresenta a mostra “Bem-vindos”, com trabalhos de seis artistas recém-chegados ao grupo representado pela galeria.
  
A colombiana Adriana Duque fotografa personagens perturbadores e atraentes ao mesmo tempo: crianças vestidas luxuosamente em cenários barrocos que parecem se sobrepor, como numa fantasia, ao real de interiores domésticos humildes. Posando como pequenos monarcas, as crianças têm o mesmo par de olhos azuis e envergam uma coroa que marca a contemporaneidade por ser também um fone de ouvido. O luxo dessa coroa sonora mantém-nas em um secreto mundo de sons (ou silêncio abafado), que só elas ouvem e que sustenta a fantasia alienada.

Do México, Ricardo Rendón nos envia feltros que são pacientemente furados e fazem uma síntese entre artesania e processos mentais. A partir de um retângulo de feltro, o artista produz dezenas de variações ao esvaziá-lo de matéria, extraindo centenas de rodelas do tecido, que surpreendentemente não desaparece, mas fortalece-se na nova forma.

De Portugal, Rodrigo Oliveira olha para o Brasil e explicita, pela menção à arquitetura moderna e a itens industriais estereotípicos (como sandálias de borracha e bolsas que falsificam grifes), os paradoxos de uma sociedade que amalgama plenitude de recursos e carência social.

O brasileiro Daniel Escobar apropria-se de produções gráficas como guias de viagem ou pedaços de outdoors publicitários, feitos para comunicar uma mensagem inequívoca, e transforma-os em obras abertas que incitam a crítica a métodos da sociedade do controle.

Marcelo Amorim, também brasileiro, invoca a infância em imagens também apropriadas de manuais e fotografias que ditam regras de comportamento, reproduzindo-as à mão e velando-as com uma camada leitosa, que as torna difusas, exatamente indefinidas, como os processos de assimilação de padrões de conduta antes da idade adulta.

Camille Kashani, libanês, faz reviver a madeira morta dos cabos de vassouras e enxadas, dos bancos e caixas, como se a árvore derrubada para confecção de objetos utilitários voltasse à vida, negando-se a uma função servil.

Zip’Up apresenta primeira exposição individual de Layla Motta

Também no dia 22, o projeto Zip’Up recebe a exposição “Rastros”, primeira individual de Layla Motta. Após participação de destaque no mais recente Salão dos Artistas sem Galeria, a artista exibe fotografias de variadas séries. A produção de Layla versa sobre o tempo e faz do fotográfico a matriz para uma investigação intimista sobre o efêmero, o vestigial, o construído e o natural, este visto de modo denso. A curadoria é de Mario Gioia.

Mais informações: www.zippergaleria.com.br.

Serviço
Coletiva “Bem-vindos” e “Rastros”, por Layla Motta @ Zipper Galeria
Abertura: sábado, 22 de junho, das 12h às 17h
Período expositivo: de 22 de junho a 03 de agosto
Rua Estados Unidos, 1494, Jardim Paulista – São Paulo
Telefone: (11) 4306-4306
www.zippergaleria.com.br
Segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 19h
Sábado, das 11h às 17h
Grátis/ Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Daniel realiza show especial “Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” na Vibra São Paulo

Apresentação contará com participação de Jéssica Reis, filha de João Paulo Texto: Redação Foto: Will Aleixo O cantor Daniel segue na estrada...