29 de julho de 2013

"Para meninos e gaivotas - um voo rasante” estreia em São Paulo


Peça infantil entra em cartaz dia 4 de agosto no Teatro Itália

O garoto Gabriel é o personagem central do espetáculo infantil “Para meninos e gaivotas, um voo rasante”, da Cia. “Sylvia que te ama tanto”, com estreia programada para o dia 4 de agosto, das 16 às 17 horas, no Teatro Itália, à Avenida Ipiranga, 344, subsolo, Centro. O ingresso é um livro infantil e todas as obras arrecadadas serão doadas a instituições sem fins lucrativos, uma forma de incentivar o hábito de leitura.  A montagem será apresentada em todos os finais de semana de agosto e de setembro (até 22/09). A peça teve pré-estreia no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto.

Na peça, Gabriel convida a plateia a navegar no seu sonho, embalado por recursos multimídia e pela interatividade do mundo virtual. Na montagem, realidade e fantasia são valorizadas pela expressão corporal dos atores, pela música, pela utilização dos símbolos, pela cenografia e pelos figurinos, destacando a linguagem cênica contemporânea. A peça tem como objetivos despertar na criança a imaginação e a preocupação com o meio ambiente. O texto é de Sônia Azevedo e direção de Marcio Pimentel e Marcelo Denny. No elenco estão Conrado Caputo, Melany Kern e Rodrigo Scarpelli.

O espetáculo percorre os caminhos do imaginário, do onírico e da beleza lúdica, utilizando recursos do Teatro de Imagem e do Teatro Físico. “Nossa proposta é produzir um espetáculo infantil que abra novas portas de percepção para as nossas pequenas grandes plateias e também para aqueles de qualquer idade que acreditam na imaginação dentro das artes”, explicam os diretores Marcio Pimentel e Marcelo Denny.

O universo do menino Gabriel será representado no palco pela casa dos avós e pela simbologia do inconsciente em recortes de outros mundos presentes no olhar puro e lúdico da criança, traduzidos em objetos encantados e de vida própria em sua memória, além de elementos como o mar, o barco, as gaivotas. A história reforça a urgência em se fazer algo para reverter a situação ambiental do planeta, fazendo com que o público mergulhe nas mentes impulsivas, sonhadoras, românticas e nobres das personagens. “Queremos mostrar às crianças a importância dos mestres em nossas vidas, sensibilizando-as por meio dos sentidos para que possam refletir sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Nossa proposta é resgatar no público, independente da idade, a imaginação e a criatividade de uma forma simples”, complementam Marcio e Marcelo.
Sinopse

Na peça, um homem relembra sua infância e o convívio difícil com o pai em contraponto ao carinho e aos ensinamentos transmitidos pelos avós e pela mãe. As lembranças se transformam em uma aventura até as profundezas do mar, onde acaba encontrando sua essência.

O garoto Gabriel é o personagem principal da história. Quando aparece uma misteriosa gaivota, ele percorrerá caminhos e conhecerá criaturas que despertarão novas descobertas e conhecimento sobre a vida e, ao mesmo tempo, sobre o mundo poluído e destruído pela humanidade. Como pano de fundo, a aventura reforça o resgate da figura paterna, o processo de autoconsciência e também a urgência em reverter a situação ambiental do planeta.

O espetáculo percorre os caminhos do imaginário lúdico, com personagens oníricos atuando na direção da pesquisa de uma linguagem simbólica.

A companhia Sylvia que te ama tanto nasceu em 1988 e, desde então, está voltada exclusivamente à pesquisa da performance e do teatro contemporâneo. Flertando com territórios hibridos e sensoriais, nesse trabalho buscou experimentar a força da tecnologia e o teatro de imagens como base de uma narratividade infantil.

Serviço
Espetáculo infantil “Para meninos e gaivotas, um voo rasante”
Cia. “Sylvia que te ama tanto”
Direção: Márcio Pimentel e Marcelo Denny
Estreia dia 4 de agosto, às 16 horas
Local:Teatro Itália
Duração: 50 minutos
Apresentações: todos os sábados e domingo de agosto e setembro (até o dia 22, encerramento) sempre das 16  às 17 horas.
Ingresso: um livro infantil que será doado
Censura: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...