15 de julho de 2013

Uma viagem cultural ao Japão na cidade de São Paulo


16ª edição do Festival do Japão acontece nos dias 19, 20 e 21 de julho

A 16º edição do FESTIVAL DO JAPÃO acontece nos dias 19, 20 e 21 de julho de 2013 no Centro de Exposições Imigrantes (Rod. dos Imigrantes, km 1,5), em São Paulo. Neste ano, o maior evento da cultura japonesa da América Latina terá o tema “Tecnologia e Modernidade”, pois o Japão é considerado uma das nações líderes mundiais em pesquisa, tecnologia, indústria e medicina.

Durante os três dias do evento, que reúne público de 190 mil pessoas, são oferecidas atividades culturais gratuitas ao público, possibilitando uma viagem cultural ao Japão na cidade de São Paulo! Destaque para a arte do origami (dobraduras), kirigami (origami arquitetônico), shodo (caligrafia japonesa), ikebana (técnica de arranjo floral), sumiê (desenho com tinta sumi, à base de carvão), entre outras artes do Japão. Haverá ainda debates, exposições e palestras sobre o tema da Tecnologia, além da exposição comemorativa aos 105 anos da Imigração Japonesa no Brasil e aos 60 anos da Imigração Pós-Guerra.

O Palco Principal e o Palco Cultural trazem as danças típicas e folclóricas da cultura japonesa, como o Yosakoi Soran (dança da província de Hokkaido), o Shan Shan Kasa Odori (dança da província de Tottori) e o Kagura (teatro da província de Hiroshima), além das apresentações dos principais grupos artísticos da comunidade nipo-brasileira, com taiko (tambores japoneses) e shamisen (instrumento de cordas).

O FESTIVAL DO JAPÃO foi criado pelo KENREN (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) em 1998, para comemorar os 90 anos da imigração japonesa no Brasil, e com o objetivo de divulgar a cultura japonesa e transmitir as tradições e os conhecimentos culturais para as novas gerações.

Novidade 2013: Palco Principal com Audiodescrição e libras no sábado e no domingo para pessoas com deficiência. 

Principais atrações este ano

ÁREA DA CRIANÇA
PRAÇA CULTURAL E ESPORTES
ÁREA DA TERCEIRA IDADE
PALCO PRINCIPAL
PRAÇA DE GASTRONOMIA

CONCURSO MUNDIAL DE COSPLAY - WCS – FINAL BRASILEIRA

O World Cosplay Summit (WCS) é o Concurso Mundial de Cosplay, que reúne os melhores cosplayers em uma disputa pelo título no Japão. A final do campeonato nacional, organizada pela Editora JBC, tem a participação de cosplayers de todo Brasil, elegendo a dupla campeã que representa o Brasil na final do WCS, no Japão. Será no domingo, 21 de julho, a partir das 17 horas.

MISS NIKKEY BRASIL

O tradicional concurso Miss Nikkey, coordenado pelo ator e apresentador Kendi Yamai, elege a mais bela representante de toda a comunidade nikkei. São cerca de 30 candidatas de todo Brasil, disputando o título e uma série de prêmios.A final acontece no sábado, 20 de julho, a partir das 18 horas.

A culinária típica das 47 províncias que formam o Japão está presente no evento. É a oportunidade de apreciar pratos que não constam dos cardápios habituais dos restaurantes japoneses de São Paulo, pois são pratos regionais, de características familiares. A lista completa dos pratos pode ser acessada no site www.festivaldojapao.com.

Serviço

16º FESTIVAL DO JAPÃO

Data: 19, 20 e 21 de julho de 2013
19/07 – 12 às 21 horas
20/07 – 10 às 21 horas
21/07 – 10 às 18 horas
Ingressos: R$ 8 antecipados, R$ 10 no dia
Entrada gratuita para crianças até 8 anos e idosos acima de 65 anos

Local: Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo
Transporte gratuito do metrô Jabaquara e estacionamento gratuito para bikes
SITE: www.festivaldojapao.com

Realização: Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – KENREN
Tel: (11) 3277-6108 / 3277-8569
E-mail: secretaria@festivaldojapao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...