6 de agosto de 2013

Embratur mostra o “Circuito Niemeyer” para estrangeiros


Jornalistas visitam cidades onde o arquiteto mais famoso do país deixou sua marca registrada

Quatro jornalistas da França, Alemanha, Canadá e dos Estados Unidos irão conhecer as obras monumentais do Circuito Niemeyer. A press trip, organizada pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), começou na última quinta-feira (01/08) e passará por Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

A press trip será divida em duas etapas. A primeira já está acontecendo e seguirá até esta quarta-feira (7), com jornalistas do francês Le Monde e do alemão Rhein-Neckar-Zeitung. A segunda parte está marcada para  os dias 19 e 25 do mesmo mês com repórteres dos Estados Unidos e do Canadá.

O roteiro turístico internacional baseado nas obras de Oscar Niemeyer foi concretizado após a morte do arquiteto em dezembro do ano passado. “Niemeyer é um brasileiro conhecido internacionalmente. Suas obras são verdadeiras escolas para pessoas interessadas em arquitetura, arte e patrimônios da humanidade. A ação com os formadores de opinião tem como objetivo atingir os turistas com interesses culturais bem definidos, como os estudantes e profissionais de arquitetura”, explica o presidente da Embratur, Flávio Dino.

O roteiro Niemeyer começa no Rio de Janeiro, onde os jornalistas passarão pelo Sambódromo, pelo Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) e pela Casa das Canoas (projetada por Niemeyer em 1951 para sua própria moradia). No Rio, eles também conhecerão o Theatro Municipal, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), o Largo da Carioca e o seu Conjunto Colonial, a Cinelândia e o bairro de Copacabana.   
  
Em Belo Horizonte haverá passeios pela Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves e pelo Complexo da Pampulha. Visitarão ainda o Edifício Niemeyer, o Conjunto Governador Juscelino Kubitschek, a Casa de JK, entre outras obras da capital mineira. Além disso, os convidados da Embratur farão uma visita guiada à Inhotim - Instituto de Arte Contemporânea e jardim botânico - localizado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte.

O encerramento da press trip será em Brasília, onde os  jornalistas conhecerão a Esplanada dos Ministérios, a Praça dos Três Poderes, os Palácios do Itamaraty e da Justiça, a Catedral Metropolitana de Brasília, entre outros monumentos da capital. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Nany People apresenta "Como Salvar Um Casamento" no Teatro Gazeta

Atriz interpreta uma coach de relacionamentos, pronta para dar conselhos e pitacos sobre a vida a dois Nany People, um dos maiores ícones do...