1 de agosto de 2013

Penedo sedia IV Encontro Internacional de Motociclistas


Evento terá atrações para motociclistas, turistas e moradores

Famosa por suas deliciosas cachoeiras e picos, rica gastronomia e ambiente europeu, a pequena Finlândia, como é conhecida Penedo, oferecerá um atrativo a mais para os turistas que buscam lazer e aventura. De 2 a 4 de agosto, o bairro de Itatiaia, na Região das Agulhas Negras localizada no sul fluminense, sedia o IV Encontro Internacional de Motociclistas, reunindo adeptos de todo o Brasil.

O evento, que acontece na área de lazer e esportes do Clube Finlândia, terá atrações para motociclistas, turistas e moradores da única colônia finlandesa do Brasil. A abertura do encontro acontece às 10h, com apresentação do DJ Fábio Lacerda. A partir das 16h, bandas musicais começam a se revezar no palco, animando ainda mais os participantes. Na cidade, os motociclistas visitam as atrações turísticas e encantam os turistas com suas motocicletas.

Para a secretária de turismo, Roberta Dias de Oliveira, o Encontro de Motociclistas já pertence ao calendário de eventos do município e a cada ano atrai um número maior de participantes. “É um evento muito importante para a nossa região, pois atrai muitos turistas, lotando a rede hoteleira em todo o município, que fica muito mais alegre e festiva”, observa.

Sobre Penedo

Bairro de Itatiaia, Penedo é o destino turístico mais eclético da região, com atração para crianças, casais, jovens e adultos. Com localização e natureza privilegiadas, o local é conhecido como a pequena Finlândia brasileira, preservando os aspectos da vila européia, herdado de seus fundadores nórdicos.

Embora possua trilhas e cachoeiras de tirar o fôlego por suas belezas, Penedo tem uma badalação discreta com bons restaurantes, atividades especiais para as crianças, como pesque e pague, passeios a cavalo e uma vida noturna com bares e casas de shows. Um dos destaques é a Casa do Papai Noel, instalada num dos shoppings da localidade e que atrai crianças e adultos que vão visitar o “bom velhinho”.

As fábricas de chocolate são uma tentação pelas delícias que produzem e atraem os clientes pelo aroma que exalam. Mas, em Penedo pode-se cair na tentação da gula, já que as caminhadas por trilhas e cachoeiras permitem o exagero à mesa. Os restaurantes também são atrações á parte, com destaque para os pratos preparados a base de truta, muito comum na região.

Atrativos

Cachoeira de Deus – Queda d’água no Rio das Pedras, com piscina natural no Alto Penedo. Acesso em trilha com pequena caminhada de 300m. Localizada próxima a Praça do Alto Penedo, ponto final dos ônibus urbanos.

Pico do Penedinho – 360° de vista do Bairro de Penedo, após pequena caminhada em ascensão, em sítio particular. Necessário autorização na Fábrica de Chocolate na Av. das Pedras c/ Rua Henry Bertell.

Cachoeira das Três Bacias – A primeira das cachoeiras formadas pelo Rio das Pedras, este nascendo no Parque Nacional do Itatiaia. Águas frias e transparentes é um convite aos aventureiros. Localizada no Alto Penedo adiante da Pousada Serra de Penedo.

Três Cachoeiras – Localizada do lado direito da Estrada das Três Cachoeiras. Local de bastante arborização, ideal para piqueniques. A mais visitada.

Clube Finlândia – Aqui ocorre o Baile Finlandês, onde se dança ao som de músicas variadas, que vão desde as típicas finlandesas – jenkka, letkis – passando por valsas, tangos, polcas e mazurcas, até chegar ao samba, pagode e ao rock – influência das novas gerações. As danças folclóricas são oriundas de diversas regiões da Finlândia.

Museu Eva Hilden da Cultura Finlandesa de Penedo - Seu acervo é composto de objetos trazidos da Finlândia, destacando-se entre eles:  tapeçarias feitas em tear finlandês, bordados antigos, posters e gravuras de regiões da Finlândia, livros, folhetos e mapas. Na recepção existem livros a venda contando a história dos finlandeses em Penedo, desde a chagada dos primeiros até os dias de hoje.

Casa de Pedra – Um colono finlandês construiu a casa para sua noiva finlandesa. O casamento foi feito por carta e ela veio para o Brasil. Quando chegou não gostou da casa e, como sentia muito calor, voltou para sua terra natal. Atualmente a casa pertence a uma entidade religiosa e sua visitação somente com permissão da entidade.

Programação

IV Encontro Internacional de Motociclistas – Penedo

Dia 02 - Sexta feira
                           10h - Abertura
                  DJ Fábio Lacerda - a partir das 10h
Shows com as bandas:
                                16h - Multivox
                                18h - Mademoiselle
                                19,30h - Ferro Velho
                                21h - Cassius Clay
                                23h - Os Silvas
                                01h - Ato Presto
                                03h - Encerramento

Dia 03 - Sábado
                           10h - Abertura
                  DJ Fábio Lacerda - a partir das 10h
Shows com as bandas:
                                16h - Coronel Antônio Bento
                                17,30h - Amnésia 5.2
                                19,30h - Titânia
                                21h - Bernardo Legrand
                                22,30h - Faixa Etária
                                01h - Mari Biolchini
                                03h - Encerramento

Dia 04 - Domingo
                           10h - Abertura
                  DJ Fábio Lacerda - a partir das 10h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...